Enunciado

Caminhando descalço dentro de casa, ao passar da sala, que tem o chão coberto por tábuas de madeira, para a cozinha cujo piso é de granito, tem-se a sensação de que o piso da cozinha está mais frio que o da sala. Essa sensação é devido ao fato de:

  1. a capacidade térmica do piso de granito ser menor que a das tábuas de madeira.
  2. a condutividade térmica do piso de granito ser maior que a das tábuas de madeira.
  3. a temperatura do piso da cozinha ser menor que a do chão da sala.
  4. o calor específico do granito ser menor que o das tábuas de madeira.

Passo 1

essa é uma questão de Calorimetria.

A calorimetria estuda as trocas de energia térmica entre corpos. A energia em trânsito é chamada de calor e ocorre devido a diferença de temperatura entre os corpos.

Vamos analisar as alternativas da questão e entender alguns conceitos!

A) ERRADA - A capacidade térmica é a quantidade de calor que deve ser absorvida ou cedida por um corpo para que ocorra variação de 1°C. Logo, a capacidade térmica do granito deveria ser maior que a da madeira para justificar essa sensação.

B) CORRETA - É conhecido que a condutividade térmica do granito é maior do que a da madeira, ou seja, o granito é um melhor condutor, logo a taxa de transferência de energia de nosso corpo para o granito ocorrerá mais rapidamente do que a taxa de transferência de energia para a madeira.

C) ERRADA -  Essa sensação nada tem a ver com a temperatura.

A noção de frio e calor é muitas vezes associada a uma menor ou maior temperatura. Mas conforme vimos, o calor é a energia térmica que transita de um corpo com maior temperatura para outro de menor temperatura. 

D) ERRADA  - Analisando a fórmula matemática de quantidade de calor (Q = Calor Específico x Massa x Variação de Temperatura), quanto menor o calor específico menor a quantidade de calor trocada. Logo isso contradiz a sensação de sentirmos mais frio ao pisar no granito.

Resposta

Letra b

Exercícios Relacionados

Exercícios de Livros Relacionados