Responde Aí

Exercícios Resolvidos de Condução de Calor

Ver Teoria

Enunciado

O interior de uma casa é mantido a uma temperatura constante, abaixo da temperatura do ambiente exterior, por condicionadores de ar instalados em cada cômodo. No cômodo   A , a parede em contato com o ambiente externo tem área de 9   m 2   e espessura de 0,15   m e o aparelho opera com uma pot^encia útil de 1,5   k W . No cômodo B a parede em contato com o ambiente externo é constituída do mesmo material, mas tem espessura de 0,2   m e área de 4   m 2 . Qual é a potência útil do aparelho do cômodo B em k W ?

  1. 3,0
  2. 1,5
  3. 0,5  
  4. 6,0
  5. 2,0
  6. 1,0
  7. 1,2  
  8. 5,0

Passo 1

Devemos interpretar isso como uma associação em paralelo decondutores de calor. Por que?Porque as diferenças de temperatura são as mesmas tanto para o cômodo A e para o cômodo B .

Passo 2

Mas não sabemos quanto vale esse ∆ T , certo? Bom, mas temos a informação de um dos condutores. Assim, é só equacionar. Para o cômodo A :

P A = k A ∆ T L

1,5 = k 9 ∆ T 0,15 → ∆ T = 1,5.0,15 9 k = 0,025 k

Observe que não fizemos comentários em relação às unidades. Vamos usar esse valor esquisito ai do ∆ T para achar a potência do outro condutor a resposta já vai sair em k W :

P B = k A ∆ T L = k 4 . 0,025 k 0,2 = 0,5 k W

Resposta

c)

Exercícios de Livros Relacionados

Um carpinteiro constrói uma porta de madeira maciça com dime
Pingentes de gelo. A água cobre a superfície de um pingente
Efeito Leidenfrost. Quando se deixa cair uma gota d’água em
( a ) Calcule a taxa com a qual o calor do corpo atravessa