Exercícios Resolvidos de Teorema de Bayes

Ver Teoria

Enunciado

Em uma determinada fábrica constatou-se em registros passados, que uma determinada máquina para a produção de parafusos funciona corretamente 97 % do tempo. Se a máquina não está funcionando corretamente, 5 % dos parafusos produzidos são defeituosos e quando a máquina estiver trabalhando corretamente, apenas 0,3 % dos parafusos são defeituosos. Pede-se:

  1. Se um parafuso é escolhido aleatoriamente, qual é a probabilidade de que ele seja defeituoso?
  2. Uma vez que o parafuso seja defeituoso, qual é a probabilidade de que este pertence a máquina que esteja funcionando corretamente.

Passo 1

Bom, temos duas opções pra máquina... ou ela tá funcionando perfeitamente ( E ) ou ela não tá funcionando perfeitamente E c .

Conhecemos essas probabilidades..

P E = 97 %

P E c = 3 %

O exercício também dá as probabilidades condicionais dos parafusos feitos pelas máquinas serem defeituosos, sendo a máquina boa ou não.

P D E = 0,3 %

P D E c = 5 %

Onde D → parafuso ser defeituoso.

Agora que a gente já anotou todos os dados estamos prontos pra qualquer parada.

Passo 2

(a)

Aqui a gente tem que usar probabilidade total pra calcular a probabilidade total (nada mais lógico) do parafuso ser defeituoso. Pra isso a gente tem que considerar tanto a chance dele ser feito em uma máquina boa quanto na máquina ruim.

P D = P D E × P E + P D E c × P E c

P D = 0,3 % × 97 % + 5 % × 3 %

= 0,00441

P D ≅ 0,44 %

Passo 3

(b)

Já aqui, a gente já sabe que o parafuso é defeituoso e tem que calcular a probabilidade de ele ter sido produzido por uma máquina com funcionamento perfeito.

Isso tem cara de que? Bayes, concorda? É isso aí... vamos usar teorema de Bayes pra calcular P E D .

P E D = P D E × P E P D

P ( D ) a gente já calculou no item anterior, então é só substituir tudo.

P E D = 0,3 % × 97 % 0,00441

≅ 0,66

Esses exercícios são bem comuns né? Primeiro Prob. Total e depois Bayes, já fica esperto.

Resposta

a ≅ 0,44 %

b ≅ 66 %

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que P ( A | B ) = 0.4 ,P ( A | B ' ) = 0.2 ,P ( B ) = 0.8 . Determine P ( B | A ) .
Está sendo testado um novo método analítico de detectar poluentes em água. Esse novo método de análise química é importante porque, se adotado, poderia ser usado para detectar três diferentes contamin
Um inspetor, que trabalha para uma companhia de manufatura, tem uma chance de 99% de identificar corretamente itens defeituosos e uma chance de 0,5% de classificar incorretamente um item bom como send
Suponha que P ( A | B ) = 0.7 ,P ( A ) = 0.5eP ( B ) = 0.2 . Determine P ( B | A ) .
Suponha que temos duas urnas 1 e 2, cada uma com duas gavetas. A urna 1 contém uma moeda de ouro em uma gaveta e uma moeda de prata na outra gaveta; enquanto a urna 2 contém uma moeda de ouro em cada