12 - Dois fios muito longos no plano x y , separados por uma distância 2 a , são paralelos ao eixo y e transportam correntes iguais i , como mostrado na figura. Se ambas as correntes fluem na direção + y , qual dos gráficos mostrados na figura abaixo melhor representa a componente z do campo magnético, no plano x y , como uma função de x ?

Passo 1

Ora, sabemos que o campo magnético de um fio infinito é dado pela expressão:

B f i o = μ 0 i 2 π d

Como a corrente é constante, assim como μ 0 e 2 π , a única coisa que de fato muda aqui é a distância d , e quanto mais próximo do fio, mais intenso será o campo (em termos de módulo). O sentido já depende da regra da mão direita!

Passo 2

Se usarmos a regra da mão direita na figura, do lado esquerdo dos dois fios, vamos ter, ambos os campos no sentido positivo de z (saindo da tela do computador):

OBS: A mãozinha representa a regra da mão direita sendo aplicada.

Do lado direito, o sentido de ambos os fios é no sentido negativo de z (entrando na tela do pc):

Logo, as únicas alternativas que podem ser é a B e a C , afinal são as únicas que consideram ora positivo do lado esquerdo e negativo no lado direito:

Para saber qual das duas, precisamos ver qual é o perfil do campo no meio!

Passo 3

Bem, vamos dividir o meio em 2 , um a esquerda do eixo y (vamos chamar de lado E ) e outro a direita (lado D ).

No lado E , estamos muito mais perto do fio da esquerda que o fio da direita. O fio da esquerda faz um campo no sentido de z negativo, enquanto que o da direta faz um campo pra cima, como aqui na figura:

Quem vence? Ora, o que está para baixo, afinal como ele é o campo do fio que está mais perto, ele será o de maior módulo (por isso a bolinha vermelha será maior)!

No Lado D será o contrário, o campo maior é o do fio a direita e que está apontado para cima:

Logo, a resposta é a letra C!

Resposta

Letra C.

Exercícios de Livros Relacionados

Dois fios estão no plano da página e conduzem correntes em sentidos opostos, como mostrado na figura 27-48. Em um ponto na metade da distância entre os fios, o campo magnético é ( a ) zero b para dent
Determine a magnitude da força por unidade de comprimento exercida por um fio sobre o outro.
Dois fios longos, retilíneos e paralelos, separados por 8,6c m , conduzem corrente iguais. Os fios se repelem com uma força de 3,6 n N / m por unidade de comprimento. (a) As correntes são paralelas ou
Como um estudante técnico, você está preparando uma aula de demonstração sobre “suspensão magnética”. Você tem um fio rígido, retilíneo, de 16c m de comprimento, que será suspenso por guias flexíveis,
Três fios longos, retilíneos e paralelos passam pelos vértices de um triângulo equilátero que tem lados iguais a 10 cm, como mostrado na Figura 27-53. Um ponto indica que o sentido da corrente é para