2ª questão - Uma espira circular de raio 10   c m e três longos fios retos conduzem correntes de I 1 = 20   A , I 2 = 50   A , I 3 = 20   A e I 4 = 40   A , respectivamente, como mostrado. Cada fio reto está a 20   c m do centro da espira. Na Figura abaixo, a componente y do campo magnético resultante no centro da espira será:

A) - 54   μ T

B) - 60   μ T

C) - 50   μ T

D) + 60   μ T

E) + 50   μ T

Passo 1

Fala aí!! Bem-vindo! Está tendo um pouco de dificuldades nessa questão? Não se preocupe vou fazer o máximo pra te ajudar. 😉👍

Para essa questão, temos um ponto qualquer no espaço que está centrado em um fio circular de raio 10 c m que é percorrido por uma corrente I 1 e também temos outros três fios que são dispostos a uma distância de 20 c m do ponto que conduzem as correntes I 2 , I 3 e I 4 assim como vemos na imagem do enunciado.

Nosso objetivo com essas informações é obter a componente y do campo magnético no ponto que estamos estudando.

E então, como fazemos isso? 🤔🤔

O campo magnético produzido por um fio condutor segue a regra da mão direita, lembra?

Colocando nossa mão direita em um fio condutor com o polegar voltado para a direção do fluxo de correte conseguimos exemplificar o campo magnético pelo movimento dos nossos dedos ao abraçar o fio.

Vamos usar esse método pra nos ajudar a obter o campo magnético!

Bora lá? 😁

Passo 2

Vamos analisar fio a fio e no fim somar as contribuições de cada um na direção y do campo total.

Vale lembrar que pela imagem do enunciado, o semieixo positivo de y aponta para cima, o semieixo positivo de x aponta para a direita e o semieixo positivo de z aponta para fora da tela (em nossa direção).

Primeiro vamos analisar o fio circular que é percorrido pela corrente I 1 .

Se colocarmos a mão direita com o polegar apontando para a direção da corrente, vemos que o movimento dos nossos dedos aponta para dentro da tela no ponto.

Ou seja, o campo magnético gerado pelo fio I 1 aponta para o semieixo negativo de z então não contribui para nosso problema, logo, podemos descarta-lo.

Entendeu? Vamos ver outro fio! 😉

Passo 3

Agora vamos analisar a contribuição do fio que é percorrido pela corrente I 2 !

Fazendo a regra da mão direita, vemos que com nosso polegar apontando no sentido da corrente, o movimento dos nossos dedos ao abraçar o fio nos diz que o campo magnético aponta para fora da tela no ponto, ou seja, aponta para z positivo, logo, também não há contribuição para o nosso problema.

Vamos ver o próximo!

Está acompanhando? 😎

Passo 4

Analisando o fio que flui a corrente I 3 pela regra da mão direita, vemos que, no ponto, o campo magnético aponta para baixo com uma inclinação de 45 ° para a direita, ou seja

O módulo do campo magnético no caso de um fio infinito, como no caso, é dado por

B 1 = μ 0 i 2 π r

Onde μ 0 é uma constante que vale 4 π · 10 - 7 T m / A , i é a corrente I 3 que no enunciado nos diz que vale 20 A e r é a distância do fio ao ponto que vale 0,2 m .

Substituindo essas informações em B 1 , temos

B 1 = 4 π · 10 - 7 · 20 2 π · 0,2

B 1 = 2 · 10 - 5   T

Vamos guardar essa informação para mais tarde!

Bora ver o último fio!

Passo 5

Para o fio que é percorrido pela corrente I 4 , fazendo a regra da mão direita vemos que como a corrente é indicada entrando na tela (negativo de z ), o movimento dos nossos dedos aponta para baixo no ponto, ou seja, o campo magnético é dado por

Logo, vemos que o módulo do campo magnético aponta para y negativo.

A fórmula para obter o módulo do campo é o mesmo para esse caso, já que estamos lidando com outro fio infinito.

B 2 = μ 0 i 2 π r

A única diferença é que nesse caso a corrente i é na verdade I 4 que no enunciado é dada como 40 A e a distância r permanece a mesma de 0,2 m .

B 2 = 4 π · 10 - 7 · 4 0 2 π · 0,2

B 2 = 4 · 10 - 5   T

Tranquilo até aqui? 👀

Passo 6

Agora vem o passo final para resolver esse problema! Acabamos de obter os módulos dos campos magnéticos que nos interessam para resolver esse problema, no caso, B 1 e B 2 .

Esses campos estão dispostos na seguinte forma.

Temos dois vetores e queremos saber a resultante com relação ao eixo y , como fazemos? 🤔

Já vemos de cara que B 2 aponta para - y então não precisamos fazer muitas coisas.

Mas para obter a resultante de B 1 em y , temos que aplicar o seno do ângulo que o vetor faz com o eixo, não é? Ou seja

B y = - B 1 · s e n 45 ° + B 2

O sinal negativo nos diz que a resultante aponta para baixo, para o sentido negativo de y .

Substituindo B 1 e B 2 , temos

B y = - 2 · 10 - 5 · s e n 45 ° + 4 · 10 - 5

B y = - 2 · 10 - 5 · 2 2 + 4 · 10 - 5

B y = - 2 · 10 - 5 + 4 · 10 - 5

Assim o campo magnético resulta em

B y = - 5 , 4 · 10 - 5   T

B y = - 54 · 10 - 6   T

Analisando as alternativas do problema, vamos que a alternativa que condiz com nosso resultado é a letra A)! - 54   μ T .

É isso! Essa resolução te ajudou? Responde Aí! ✌

Resposta

A) - 54   μ T

Exercícios de Livros Relacionados

Dois fios estão no plano da página e conduzem correntes em sentidos opostos, como mostrado na figura 27-48. Em um ponto na metade da distância entre os fios, o campo magnético é ( a ) zero b para dent
Determine a magnitude da força por unidade de comprimento exercida por um fio sobre o outro.
Dois fios longos, retilíneos e paralelos, separados por 8,6c m , conduzem corrente iguais. Os fios se repelem com uma força de 3,6 n N / m por unidade de comprimento. (a) As correntes são paralelas ou
Como um estudante técnico, você está preparando uma aula de demonstração sobre “suspensão magnética”. Você tem um fio rígido, retilíneo, de 16c m de comprimento, que será suspenso por guias flexíveis,
Três fios longos, retilíneos e paralelos passam pelos vértices de um triângulo equilátero que tem lados iguais a 10 cm, como mostrado na Figura 27-53. Um ponto indica que o sentido da corrente é para