14 - Uma espira condutora no formato de uma elipse conduz uma corrente i . Suficientemente próximo de qualquer ponto da espira, podemos afirmar que:

  1. Quando estamos muito próximos do fio, podemos aproximar o campo magnético pelo campo no centro de uma espira circular, pois a elipse se aproxima por um círculo.
  2. O campo magnético é nulo devido ao fato de a lei de Biot-Savart nos dizer que o campo magnético diminui quanto próximo de sua fonte.
  3. Quando estamos muito próximos do fio, podemos aproximar o campo magnético pelo campo do fio infinito uma vez que a curvatura do fio se torna imperceptível.
  4. O campo magnético é radial ao fio, como em todo condutor em equilíbrio estático.
  5. Não há como fazer esse cálculo, pois não há simetria suficiente.

Passo 1

Ora, a resposta correta aqui é a letra C . Mas por quê?

Bem, se você de fato começa a dar um zoom nessa elipse ela se torna, bem próximo dela, podemos ver que a curvatura “desaparece” de tão imperceptível que ela se torna!

Então de fato, bem próximo dela, podemos considerar um fio reto e gigante (infinito), saca?

Passo 2

Mas para você que está curioso em saber qual é o erro das outras alternativas aqui vãos nós:

  • A letra A se fala que podemos aproximar o campo no centro, o que não é verdade, pois sabemos que o campo magnético depende da distância do fio ao ponto de medição. Um ponto próximo do fio tem distância diferente do ponto no centro.
  • A letra B fala que o campo é nulo, o que já está errado, e para piorar ela fala que o campo diminui à medida que nos aproximamos da fonte (o fio com a corrente i ). O que não é verdade, o campo aumenta.
  • A letra D até acerta ao falar que o campo é radial, mas erra ao dizer que ele é gerado em um condutor em equilíbrio estático. Deveria ser equilíbrio dinâmico afinal a corrente de elétrons não é estática (parada) e sim em um movimento constante (equilíbrio dinâmico).
  • Letra E: dá para fazer o cálculo, basta aproximar por um fio como vimos na resposta correta!

Resposta

Letra C.

Exercícios de Livros Relacionados

Dois fios estão no plano da página e conduzem correntes em sentidos opostos, como mostrado na figura 27-48. Em um ponto na metade da distância entre os fios, o campo magnético é ( a ) zero b para dent
Determine a magnitude da força por unidade de comprimento exercida por um fio sobre o outro.
Dois fios longos, retilíneos e paralelos, separados por 8,6c m , conduzem corrente iguais. Os fios se repelem com uma força de 3,6 n N / m por unidade de comprimento. (a) As correntes são paralelas ou
Como um estudante técnico, você está preparando uma aula de demonstração sobre “suspensão magnética”. Você tem um fio rígido, retilíneo, de 16c m de comprimento, que será suspenso por guias flexíveis,
Três fios longos, retilíneos e paralelos passam pelos vértices de um triângulo equilátero que tem lados iguais a 10 cm, como mostrado na Figura 27-53. Um ponto indica que o sentido da corrente é para