A figura (a) mostra duas forças horizontais que agem sobre um bloco que no instante t = 0 está deslizando para a direita sobre uma superfície sem atrito. A figura (b) mostra três gráficos da energia cinética K deste bloco em função do tempo t . Qual dos gráficos corresponde melhor a cada uma das três seguintes situações: 1) F 1 = F 2 ; 2) F 1 > F 2 ; 3) F 1 < F 2 ?

(A) A, B, C

(B) A, C, B

(C) C, B, A

(D) B, A, C

(E) B, C, A

Passo 1

No instante inicial, o bloco já desliza com uma velocidade, portanto, ele apresenta uma certa energia cinética.

A partir daí temos que considerar as três situações entre as forças F 1 e F 2 :

1) F 1 = F 2 :

Se as forças são iguais, o bloco está em equilíbrio. Assim, ele se materá com velocidade constante e sua energia cinética não mudará.

Se sua energia cinética é constante, seu gráfico deve ser o da reta horizontal (gráfico B).

2) F 1 > F 2 :

Nesse caso, a força resultante seria para a esquerda (contra o movimento). Então, sua velocidade diminuirá assim como sua energia cinética.

O gráfico que representa isso é o gráfico C.

OBS: Tá vendo que ele diminui até zero e depois volta a crescer?

Isso mostra que o corpo desacelerou até parar K = 0 e depois voltou a ganhar velocidade, mas agora no outro sentido. Assim, sua energia cinética volta a aumentar.

3) F 1 < F 2 :

Nesse caso, a força resultante seria para a direita (a favor do movimento). Assim, sua velocidade vai aumentar junto com sua energia cinética.

O gráfico que representa isso é o gráfico A.

Ficamos com a ordem B, C, A.

Resposta

Letra (E)

Exercícios de Livros Relacionados

Em 10 de agosto de 1972, um grande meteorito atravessou a atmosfera sobre o oeste dos Estados Unidos e Canadá como uma pedra que ricocheteira na água. A bola de fogo resultante foi tão forte que pôde
10.4. Se a velocidade de uma partícula aumentar por um fator de 3, por que fator irá variar sua energia cinética?
03. Quanto vale a velocidade de um carro pequeno de 1.000k g que possui a mesma energia cinética de um caminhão de 20.000k g que trafega a 25k m / h ?
01. Qual objeto possui maior energia cinética: uma bala de 10g disparada a 500m / s ou um estudante de 75k g correndo a 5,5m / s ?
7. A massa de um átomo de oxigênio é quatro vezes maior do que a de um átomo de hélio. Em uma experiência, um átomo de hélio e outro, de oxigênio, possuem a mesma energia cinética. Qual é a razão v H