Um satélite desloca-se em uma órbita elíptica em torno da Terra. A distância do satélite ao centro da Terra é quatro vezes maior no apogeu do que no perigeu. O satélite tem velocidade v a e energia total E a no apogeu e, correspondentemente, v p e E p no perigeu. Encontre as razões:

  1. E p / E a  
  2. v p / v a .

Passo 1

Como a energia total é conservada, temos que:

E P E a = 1

Passo 2

Mesmo a distância do satélite ao centro da Terra é quatro vezes maior no apogeu do que no perigeu, o momento angular é conservado, então:

v a r a = v p r p

Portanto:

v p v a = r a r p = 4

Resposta

a) 1

b) 4

Exercícios de Livros Relacionados

Em 10 de agosto de 1972, um grande meteorito atravessou a atmosfera sobre o oeste dos Estados Unidos e Canadá como uma pedra que ricocheteira na água. A bola de fogo resultante foi tão forte que pôde
10.4. Se a velocidade de uma partícula aumentar por um fator de 3, por que fator irá variar sua energia cinética?
03. Quanto vale a velocidade de um carro pequeno de 1.000k g que possui a mesma energia cinética de um caminhão de 20.000k g que trafega a 25k m / h ?
01. Qual objeto possui maior energia cinética: uma bala de 10g disparada a 500m / s ou um estudante de 75k g correndo a 5,5m / s ?
7. A massa de um átomo de oxigênio é quatro vezes maior do que a de um átomo de hélio. Em uma experiência, um átomo de hélio e outro, de oxigênio, possuem a mesma energia cinética. Qual é a razão v H