Exercícios Resolvidos de Teorema dos Eixos Paralelos

Ver Teoria

Enunciado

Um disco metálico homogêneo de raio a tem um furo circular de raio a / 2 conforme a figura abaixo.

Três eixos paralelos entre si e perpendiculares ao disco passam pelos pontos A , B e C da figura. A posição do centro de massa é representada por um X na figura.

Os momentos de inércia do objeto em relação a cada um desses eixos são, respectivamente, I A , I B e I C .

Determine a alternativa correta:

  1. I A > I B > I C ;
  2. I A > I C > I B ;
  3. I B > I C > I A ;
  4. I B > I A > I C ;
  5. I C > I A > I B ;
  6. I C > I B > I A .

Passo 1

Bem, dada a beleza contemporânea desse disco, se tem algo que eu NÃO quero fazer é ter que calcular o momento de inércia dele em relação a A , B e C . Bem, realmente ele não pede isso em nenhum lugar.

Todas as respostas estão comparando os momentos de inércia! Bem, isso dá pra gente fazer. Vamos usar o teorema dos eixos paralelos.

Esse teorema nos diz que, sendo I C M o momento de inércia com relação a um eixo que atravessa o centro de massa do corpo, o momento de inércia com com relação a um eixo paralelo a esse e que passe por um ponto X qualquer vai ser:

I X = I C M + M d 2

Onde d é a distância entre os dois eixos.

Isso significa que podemos comparar I A , I B e I C usando a distância deles até o centro de massa!

I A = I C M + M d A 2

I B = I C M + M d B 2

I C = I C M + M d C 2

O momento de inércia varia diretamente com a distância do ponto até o centro de massa. Além disso, comparando os três, eles só serão diferentes nessa distância.

Nesse caso, pela figura, temos que d C > d A > d B , onde a distância d C é maior que a distância d A devido ao fato de o centro de massa ser ligeiramente deslocado em direção a A .

Assim teremos:

I C > I A > I B

Que corresponde à letra (e)

Resposta

Letra (e)

e )     I C > I A > I B

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o momento de inércia de um aro (um anel fino) de raio R e massa M em relação a um eixo perpendicular ao plano do aro passando pela sua periferia.
Um disco uniforme de raio r e massa M gira em torno de um eixo horizontal paralelo ao seu eixo de simetria e que passa por um ponto de seu perímetro, de forma a poder oscilar livremente em um plano ve
Usando o teorema dos eixos paralelos e informações da Tabela 9.2, ache o momento de inércia da barra delgada de massa M e comprimento L indicado na Figura 9.23 em relação a um eixo passando pelo ponto
Uma barra delgada de comprimento L possui massa por unidade de comprimento variando a partir da extremidade esquerda, onde x = 0 , de acordo com d m / d x = γ x , onde γ é constante com unidades de k
Use a Equação (9.20) para calcular o momento de inércia de um disco maciço, uniforme, de raio R e massa M em relação a um eixo perpendicular ao plano do disco passando pelo seu centro.