Exercícios Resolvidos de Complemento Ortogonal

Ver Teoria

Enunciado

À questão “Seja H = s p a n 1 , 1,0 , 0,0 , 1 ⊂ R 3 . Calcule a projeção ortogonal de ( 1,0 , 0 ) em H .”, Bruninha deu a seguinte solução:

( a ) Seja W um subespaço vetorial de R n . Defina “complemento ortogonal de W ”.

Passo 1

Seja W ⊂ R n um subespaço vetorial. O complemento ortogonal de W é o conjunto

W ⊥ = v ∈ R n < w , v >   = 0 ,   ∀ w ∈ W

Isto é, o produto interno entre v e qualquer vetor w de W deve ser nulo.

Resposta

W ⊥ = v ∈ R n < w , v >   = 0 ,   ∀ w ∈ W

Exercícios de Livros Relacionados

21. Seja { w 1 , w 2 , … ,w k } uma base de algum subespaço W de V . Mostre que W ⊥ consiste em todos os vetores de V que são ortogonais a cada um dos vetores da base.
20. Seja { v 1 ,v 2 ,… , v r } uma base de um espaço com produto interno V . Mostre que o vetor nulo é o único vetor em V que é ortogonal a cada um dos vetores da base.
Seja A x = 0 um sistema de m equações e n incógnitas. Mostre que x = x 1 x 2 ⋮ x n É uma solução do sistema se, e só se, o vetor x =( x 1 , x 2 , … , x n ) é ortogonal a cada vetor linha de A em relaç
18. Seja V um espaço com produto interno. Mostre que se w for ortogonal a ambos u 1 e u 2 , então w é ortogonal a k 1 u 1 + k 2 u 2 , quaiquer que sejam os escalares k 1 e k 2 . Interprete esse result
19. Seja V um espaço com produto interno. Mostre que se w for ortogonal a cada um dos vetores u 1 , u 2 , ... , u f , então w é ortogonal a cada vetor em ger{ u 1 , u 2 , ... , u f }.