Um carro se aproxima perpendicularmente de um paredão com uma velocidade v, e toca a buzina, que emite um som de frequência f . Qual a frequência do eco, refletido pelo paredão, ouvido pelo condutor do veículo, se a velocidade do som é dada por c?

(a) f c + v c - v

(b) f c + v c

(c) f c c - v

(d) f

(e) f c - v c + v

Passo 1

Essa questão é de Efeito Dopler! Nós usamos essa fórmula:

f o = f c ± v o c ± v f

Em que os subscritos o e f representam observador e fonte.

E quando usamos + ou -?

O referencial vai ser esse:

Positivo do observador pra fonte.

Beleza, agora pensa comigo. O carro buzina, o som emitido bate na parede e volta pro cara que tá dentro do carro. Então nós vamos ter 3 frequências diferentes: a emitida pelo carro, a recebida (e refletida) pela parede e a recebida pelo carro.

Passo 2

Vamos calcular a frequência recebida pela parede:

f 0 ' = f c ± v o c ± v f

Nesse caso v o é a velocidade da parede, que é zero, e v f é a velocidade do carro que é v. E como nesse caso o “observador” é a parede, vamos usar sinal de menos porque o carro tá se aproximando. Então:

f 0 ' = f c c - v

Passo 3

Agora vamos calcular a frequência percebida pelo observador dentro do carro. Nesse caso vamos ter:

f 0 ' ' = f 0 ' c ± v o c ± v f

Porque a onda sonora que tá chegando até o observador dentro do carro tem frequência f 0 ' (é a onda refletida pela parede).

Nesse caso, v o vai ser a velocidade do carro, v. O sinal vai ser positivo porque tá se aproximando da fonte (dá uma olhada no referencial!) e a velocidade da fonte (parede) vai ser zero. Então:

f 0 ' ' = f 0 ' c + v c

Passo 4

Agora vamos trocar o que já tínhamos de f 0 ' :

f 0 ' ' = f c c - v c + v c

Simplificando:

f 0 ' ' = f c c - v c + v c

f 0 ' ' = f c + v c - v

Resposta

Letra A.

Exercícios de Livros Relacionados

A figura mostra quatro tubos de 1,0m ou 2,0m de comprimento e com uma ou duas extremidades abertas. O terceiro harmônico é produzido em cada tubo, e parte do som que escapa é captadas pelo detector D
Dois trens viajam um em direção ao outro a 30,5 m/s em relação ao solo. Um dos trens faz soar um apito de 500 Hz.Que frequência é ouvida no outro trem se o ar está parado?Que frequência é ouvida no ou
No Exemplo 16.19 (Seção 16.8), suponha que o carro de polícia se afaste do armazém a 20m / s . Qual é a frequência do som refletido pelo armazém q e ouvido pelo motorista do carro de polícia?
Um carro de polícia persegue um Porche 911 por excesso de velocidade. Suponha que a velocidade máxima do Porche é 80 m / s e a do carro de polícia é 54 m / s . No instante em que os dois carros atinge
Dois diapasões iguais oscilam com uma frequência de 400 H z . Uma pessoa está situada entre os dois diapasões. Calcule a frequência de batimento ouvida por essa pessoa se ( a ) se estiver parada e os