Marque afirmação incorreta.

(a) A onda sonora é uma oscilação na pressão que ocorre na direção ortogonal à direção de propagação da onda.

(b) A escala decibel é uma escala logarítmica, de forma que um som com nível sonoro 70dB tem intensidade cem vezes maior que um som com nível sonoro 50dB.

(c) Na fórmula do efeito Doppler do som no ar, f ' = f 0 v s o m ± v D v s o m ± v F , as velocidades vD (velocidade do detector) e vF (velocidade da fonte) devem ser medidas em um referencial onde o ar está parado.

(d) Se dois materiais distintos têm a mesma densidade mas durezas diferentes, o som se propagará mais rapidamente no material mais duro (ou seja, no material que oferece maior resistência à compressão).

(e) O fenômeno do batimento consiste em uma oscilação de alto período na amplitude sonora por conta da superposição de duas ondas de frequências aproximadamente iguais.

(f) Quanto maior a frequência de uma onda sonora, menor seu comprimento de onda.

Passo 1

Vamos analisar as alternativas uma por uma.

a) Tá errada! Essa é a resposta. As ondas sonoras em um fluido são longitudinais, não ortogonais.

b) Tá certa! Só usar essa fórmula:

β = 10 log ⁡ I I 0

Se β = 50 :

50 = 10 log ⁡ I 1 I 0

I 1 = 10 5 I 0

Se β = 70 :

70 = 10 log ⁡ I 2 I 0

I 2 = 10 7 I 0

I 2 = 100 I 1

c) O som se propaga de acordo com a massa de ar, e a velocidade é dada em relação a essa massa. Se usarmos velocidades medidas em relação a outro referencial, o resultado vai tá errado. Então tá certa!

d) Um material duro tem módulo de elasticidade B muito alto. Como a velocidade do som é dada por:

v = B / ρ

Então tá certa! Quanto maior B, maior a velocidade.

e) A frequência de batimento é a diferença entre as frequências das ondas superpostas. Se os valores dessas frequências são muito próximos, a diferença entre elas vai ser um valor muito pequeno. Como o período é inversamente proporcional à frequência, uma frequência baixa de batimento vai ser um período alto. Então tá certa!

f) A velocidade é dada por:

v = λ f

Então pra uma velocidade constante, quanto maior a frequência menor o comprimento de onda. Tá certo!

Resposta

Letra A.

Exercícios de Livros Relacionados

A figura mostra quatro tubos de 1,0m ou 2,0m de comprimento e com uma ou duas extremidades abertas. O terceiro harmônico é produzido em cada tubo, e parte do som que escapa é captadas pelo detector D
Dois trens viajam um em direção ao outro a 30,5 m/s em relação ao solo. Um dos trens faz soar um apito de 500 Hz.Que frequência é ouvida no outro trem se o ar está parado?Que frequência é ouvida no ou
No Exemplo 16.19 (Seção 16.8), suponha que o carro de polícia se afaste do armazém a 20m / s . Qual é a frequência do som refletido pelo armazém q e ouvido pelo motorista do carro de polícia?
Um carro de polícia persegue um Porche 911 por excesso de velocidade. Suponha que a velocidade máxima do Porche é 80 m / s e a do carro de polícia é 54 m / s . No instante em que os dois carros atinge
Dois diapasões iguais oscilam com uma frequência de 400 H z . Uma pessoa está situada entre os dois diapasões. Calcule a frequência de batimento ouvida por essa pessoa se ( a ) se estiver parada e os