Exercícios Resolvidos de Átomo de Bohr

Ver Teoria

Enunciado

A figura ao lado mostra os níveis de energia (para n = 1, 2, 3, 4) de um elétron em um certo átomo. As distâncias verticais entre as linhas são proporcionais às diferenças entre as energias dos níveis. Responda as questões abaixo justificando a resposta de acordo com o modelo de Bohr.

(b1) Uma das transições indicadas resulta na emissão de um fóton com menor energia do que as outras emissões. Indique a letra que corresponde a ela e a justifique.

Passo 1

Letra B. As emissões são transições de níveis de energia mais altos (maior n) para os mais baixos (menor n), ou seja representadas por setas para baixo. A energia do fóton emitido é igual à diferença de energia entre os níveis. A menor diferença de energia emitida é a B, pois tem a menor distância vertical com seta descendente

Podemos confirmar isso com a fórmula de energia entre níveis atômicos descoberta por Bohr que é dada por

1 λ = Z 2 R H 1 n f 2 - 1 n i 2

Percebemos que as maiores energias serão dadas pelas menores transições.

Resposta

Letra B

Exercícios de Livros Relacionados

A condição quântica de Bohr nas órbitas de elétrons exige (a) que o momento angular orbital do elétron em torno do núcleo de hidrogênio seja igual a nh, onde n é um número inteiro, (b) que não mais qu
Para um átomo de hidrogênio em seu estado fundamental, calcule (a) a velocidade orbital do elétron, (b) a energia cinética do elétron e (c) a energia potencial elétrica do átomo.