Considere o campo vetorial F(x, y) = (3 + 2xy)i + (x² − 3y²)j.

(a) Encontre uma função f tal que F = ∇f;

Passo 1

Olá chefia, como está? Já fez o café? Vai precisar pois hoje é dia de cálculo. E queremos encontrar uma tal função f que se encaixe nos requisitos da questão ali. Primero, temos que encontrar então as derivadas parciais de F

f x x , y = 3 + 2 x y     ( I )

f y x , y = x 2 - 3 y 2     ( I I )

Passo 2

Integrando I com relação a x, obtemos

f x , y = 3 x + x 2 y + g y     ( I I I )

Observe que a constante de integração é uma constante em relação a x, ou seja, uma função de y, que chamamos g(y). Em seguida, derivamos ambos os lados de II em relação a y:

f y x , y = x 2 + g ' y       ( I V )

Comparando II com IV

g ' y = - 3 y 2

Integrando com relação a y, obtemos

g y = - y 3 + K

onde K é uma constante. Substituindo em III, temos

f x , y = 3 x + x 2 y - y 3 + K

como a função potencial desejada, pois K pode assumir quais quer valores nos conjuntos dos número Reais. Um forte abraço e até a próxima.

Resposta

f x , y = 3 x + x 2 y - y 3 + K

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o valor da integral de linha, onde C é a curva dada.
Calcule a integral de linha, onde C é a curva dada. ∫ C x + 2 y d x + x 2 d y C consiste nos segmentos de reta de ( 0,0 ) a ( 2,1 ) e de ( 2,1 ) a ( 3,0 ) .
Calcule a integral de linha, onde C é a curva dada.int_C x y^3 d s , C : x = 4 s e n t , y = 4 cos t , z = 3 t , 0 = t = (pi)/(2)
Determine o valor exato de ∫ C x 3 y 5d s , onde C é a parte da astróide x = cos 3 ⁡ t , y = s e n 3 t no primeiro quadrante.
Calcule a integral de linha, onde C é a curva dada.int_C x y^4 d s , C é a m e t a d e d i r e i t a d o c í r c u l o x^2 + y^2 = 16 é í