Exercícios Resolvidos de Vetor Velocidade e Aceleração Instantânea

Ver Teoria

Enunciado

O vetor velocidade de uma partícula é v t = 2 t 3 + t 2 i ^ + 4 t j ^ (SI). Qual é o valor da aceleração no tempo t = 1   s ?

A. 8 i ^ + 2 j ^

B. 4 i ^ + 4 j ^

C. 8 i ^ + 6 j ^

D. 8 i ^ + 4 j ^

E. 6 i ^ + 4 j ^

Passo 1

Nós temos o vetor velocidade v t e queremos saber a aceleração em um dado instante.

Mas qual a relação entre eles?

Bom, a aceleração é a variação da velocidade. E podemos calcular uma taxa de variação a partir da nossa querida derivada:

a t = d v t d t

Além disso, existe o detalhe de que para derivar um vetor, basta derivar separadamente suas coordenadas.

Passo 2

Vamos achar quem é o vetor aceleração a t :

a t = 2 t 3 + t 2 ' i ^ + 4 t ' j ^

a t = 2 3 t 2 + 2 t i ^ + 4 1 j ^

a t = 6 t 2 + 2 t i ^ + 4 j ^

Passo 3

Agora que temos o vetor aceleração em função do tempo, basta substituir o instante t = 1   s e achar o vetor aceleração nesse momento.

OBS: Repara que o enunciado disse que v t estava nas unidades do Sistema Internacional (SI), ou seja as unidades padrão (metro por segundo m / s ). Portanto, podemos substituir diretamente o valor do tempo em segundos t = 1   s . Caso não estivesse na mesma unidade, teríamos que realizar uma transformação de unidades antes.

a 1 = 6 1 2 + 2 1 i ^ + 4 j ^

a 1 = 8 i ^ + 4 j ^

Ficamos com a letra (D).

Resposta

Letra (D)

Exercícios de Livros Relacionados

Um objeto projetado verticalmente para cima, com rapidez inicial v 0 , atinge uma altura máxima h acima de seu ponto de lançamento. Outro objeto, projetado para cima com rapidez inicial 2 v 0 da mesma
Um avião voa 483k m para leste, da cidade A para a cidade B , em 45,0m i n , e depois 966k m para o sul, da cidade B para uma cidade C , em 1,50h . Para a viagem inteira, determine (a) o módulo e (b)
A posição r → de uma partícula que se move em um plano x y é dada por r → = 2,0 t 3 -5,0 t i → + 6,0-7,0 t 4 j → , com r em metros et em segundos. Na notação de vetores unitários, calcule: (a) r , (b)
A posição de um elétron é dada por r=3,00 t i - 4,00 t ² j+2,00 k ² ; com t em segundos e r em metros . (a) Qual é a velocidade v ( t ) do elétron na notação de vetores unitários? Quanto vale v ( t )
Um carro se move sobre um plano x y com componentes da aceleração a x = 4m / s ²ea y = - 2 m / s ² ² ². A velocidade inicial tem componentes v o x = 8m / s e v o y = 12 m / s . Na notação de vetores u