Exercícios Resolvidos de Difração em Fenda Simples

Escrever a Tag aqui (nome do capítulo IGUALZINHO), Outra tag, Mais uma tag

Com relação aos modelos para a luz, o modelo de raios e o modelo ondulatório, e considerando a situação onde a luz atinge uma abertura com um determinado tamanho a   , é correto afirmar que:

  1. O tamanho da abertura não influencia na escolha do modelo, podemos sempre tratar a luz tanto como um raio que se desloca em linha reta como uma onda.
  2. Independente do tamanho a , a luz sempre se espalha por trás da abertura, ou seja, a difração é sempre importante.
  3. Se o espalhamento devido à difração for menor do que o tamanho a da abertura, usamos o modelo de raios nessa situação e consideramos que a luz se desloca em linhas retas.
  4. Se o espalhamento devido à difração for maior do que o tamanho a da abertura, usamos o modelo de raios nessa situação e consideramos que a luz se desloca em linhas retas.
  5. Se o espalhamento devido à difração for menor do que o tamanho a da abertura, usamos o modelo ondulatório da luz, pois nessa situação a difração tem um papel importante..

Passo 1

O modelo ondulatório da luz é importante quando observamos o fenômeno da difração. Esse fenômeno é o espalhamento da luz quando ela passa por uma fenda de tamanho aproximadamente igual ao seu comprimento de onda.

Quando o comprimento de onda é muito menor que a largura da fenda, esse espalhamento é muito pequeno (não conseguimos observar direito) e podemos considerar o modelo de raios, com a luz se deslocando em linhas retas.

A alternativa correta então é a alternativa ( c ) .

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Resposta

Alternativa ( c ) .

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas