Exercícios Resolvidos de Redes de Difração

Ver Teoria

Enunciado

Considere uma rede de difração com 400 ranhuras por milímetro. A rede é iluminada com um feixe estreito de luz verde λ v e r d e = 500   n m , que incide perpendicularmente sobre a mesma.

Os feixes têm intensidade I 0 e diâmetro igual a 2,50   m m . O padrão de interferência é formado sobre um anteparo paralelo à rede de difração situado a 5,00   m de distância.

  1. Calcule o número de ranhuras que atuarão efetivamente como fontes secundárias (ou fontes de Huygens) nesta experiência.
  2. Calcule o valor máximo da razão I ( θ ) / I 0 .
  3. Calcule a diferença angular entre os dois mínimos adjacentes ao máximo central.
  4. Quantos zeros há entre o máximo central e um máximo de primeira ordem?
  5. Escolha uma escala apropriada e faça um esboço do gráfico da razão I ( θ ) / I 0 em função de sen ⁡ ( θ ) representando o máximo central e a disposição do primeiro zero.

Passo 1

Letra (a): Calcule o número de ranhuras que atuarão efetivamente como fontes secundárias (ou fontes de Huygens) nesta experiência.

Como a rede de difração possui 400 ranhuras por milímetro e é iluminada por um feixe de diâmetro igual a 2,50   m m , somente as ranhuras iluminadas atuarão como fontes secundárias, logo.

N = 400 × 2,5 = 1000   r a n h u r a s

Passo 2

Letra (b): Calcule o valor máximo da razão I ( θ ) / I 0 .

O maior valor da razão I ( θ ) / I 0 se dará no maior valor possível de I ( θ ) , isso acontece justamente no máximo central.

Quando falamos de intensidade, vimos que o valor dos máximos principais são proporcionais a N 2 , assim, no máximo central:

I θ m á x = N 2 I 0 = 1000 2 I 0

I θ m á x = 10 6 I 0

Logo:

I θ I 0 m á x = 10 6 I 0 I 0 = 10 6

Passo 3

Letra (c): Calcule a diferença angular entre os dois mínimos adjacentes ao máximo central.

Os ângulos em que encontramos mínimos de interferência são dados por:

ϕ m = m 2 π N

Assim, a diferença angular entre os dois mínimos adjacentes ao máximo central será:

Δ ϕ = ϕ 1 - ϕ - 1 = 2 π N - - 2 π N

Δ ϕ = 4 π N

Onde N = 10 3 , logo:

Δ ϕ = 4 π × 10 - 3   r a d

Passo 4

Letra (d): Quantos zeros há entre o máximo central e um máximo de primeira ordem?

Conforme vimos em Interferência e em Difração para N fendas, entre cada dois máximos principais existem N - 1 zeros.

Logo:

1000 - 1 = 999   z e r o s

Passo 5

Letra (e): Escolha uma escala apropriada e faça um esboço do gráfico da razão I ( θ ) / I 0 em função de sen ⁡ ( θ ) representando o máximo central e a disposição do primeiro zero.

Algumas informações que já temos de antemão é que, para N fendas, a altura do máximo central é proporcional a N 2 , e que a largura do máximo central é proporcional a 1 / N .

Assim, um gráfico apropriado de I ( θ ) / I 0 é algo do tipo:

Lembrando que, nesse tipo de questão, não é necessário que você faça algo exatamente igual, mas é importante colocar algumas informações que você já possui. ;)

Resposta

Letra (a):

N = 1000   r a n h u r a s

Letra (b):

I θ I 0 m á x = 10 6

Letra (c):

Δ ϕ = 4 π × 10 - 3   r a d

Letra (d):

999   z e r o s

Letra (e):

Exercícios de Livros Relacionados

Uma rede de difração tem n linhas por unidade de comprimento. Mostre que a separação angular ( ∆ θ ) entre duas linhas de comprimentos de onda λ e λ + ∆ λ é aproximadamente ∆ θ = ∆ λ 1 n 2 m 2 - λ 2 ,
Para uma rede de difração na qual todas as superfícies são normais à radiação incidente, a maior parte da energia está na ordem zero, a qual é inútil do ponto de vista espectroscópio, pois todos os co
Uma rede de difração com 2000 fendas por centímetro, duas linhas no espectro de primeira ordem do hidrogênio são encontradas nos ângulos de 9.72x10 - 2r a d e 1.32x10 - 1r a d . Quais são os comprimen
Uma rede de difração tem 2000 fendas por centímetro e é usada para analisar o espectro do mercúrio. (a) Determine a separação angular no espectro de primeira ordem das duas linhas com comprimentos de
Uma rede de difração com 2000 fendas por centímetro é usada para medir comprimentos de onda emitidos por gás hidrogênio. (a) Em que ângulos no espectro de primeira ordem você esperaria encontrar as du