Exercícios Resolvidos de Atrito Estático + Atrito Cinético

Ver Teoria

Enunciado

Os freios ABS para automóveis foram desenvolvidos de modo que os pneus não deslizassem

nas frenagens. Avalie as alternativas quanto à sua veracidade:

I. Um dos motivos para o desenvolvimento desse freio foi aproveitar o fato que o coeficiente de atrito estático é maior do que o cinético

II. Como o carro está em movimento, usa-se o coeficiente de atrito cinético para calcular a força de atrito entre os pneus e a estrada.

III. Se durante a frenagem o motorista quiser desviar de um obstáculo, é melhor que o pneu esteja escorregando - portanto o freio ABS não ajuda nesse caso.

São corretas as afirmações:

a) somente I

b) somente II

c) somente III

d) I e II

e) todas as afirmações

Passo 1

Primeira coisa a se entender aqui, é que o freio ABS ele é utilizado de forma que o pneu não desliza, não “derrapa”. Isso significa, portanto, que a força de atrito que atua no freio é a força de atrito estática, pois o ponto de contado do pneu com o solo não está se movimentando, está parado momentaneamente, e é esse fato, que faz com que o pneu não deslize ou derrape.

Sabendo disso, vamos avaliar as alternativas.

Passo 2

A alternativa I, diz que um dos motivos de utilizar esse freio é o fato do coeficiente de atrito estático ser maior que o cinético, o que está correto.

De fato, o coeficiente de atrito estático é maior que o cinético, portanto a força de atrito estática máxima também é maior que a cinética, o que dá mais segurança para se manter as rodas firmes sobre a pista. Alternativa correta.

Passo 3

A alternativa II, diz que a força de atrito utilizada é a cinética, o que está errado. A força de atrito cinética seria utilizada caso o pneu estivesse deslizando, derrapando. Como isso não ocorre, essa alternativa está errada.

Passo 4

A alternativa III, diz que seria melhor que o pneu estivesse escorregando para se desviar de um obstáculo, o que está errado, pois caso o pneu esteja deslizando ou derrapando, a força de atrito é menor, e portanto a resposta do pneu para se desviar de um obstáculo é pior do que no caso do pneu sem deslizar. Alternativa errada.

Resposta

Letra a)

Exercícios de Livros Relacionados

Na Fig. 6-24, uma força P → atua sobre um bloco com 45   N de pes
Na Fig. 6-37, uma prancha de massa m 1 = 40   k g repousa em um p
Uma curva circular em uma rodovia é projetada para uma velocidade máxi
A Fig. 6-20 mostra um bloco inicialmente estacionário de massa m sobre