Exercícios Resolvidos de Campo Elétrico Uniforme

Ver Teoria

Enunciado

A figura mostra um conjunto de curvas equipotenciais criadas por uma configuração de cargas no espaço. Sobre essa situação, e considerando os eixos x - y mostrados, analise as afirmativas a seguir.

I. O campo elétrico no ponto 1 possui componentes x e y ambas negativas.

II. Uma partícula de carga positiva solta do repouso no ponto 3 estará em equilíbrio eletrostático.

III. O trabalho necessário para levar uma carga q do ponto 1 ao ponto 4 é equivalente ao trabalho necessário para levar uma carga - q do mesmo ponto 1 ao ponto 5.

São verdadeiras somente:

A) I

B) II

C) III

D) I e II

E) Nenhuma

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Olha.. basicamente nessa questão temos algumas afirmações sobre a relação entre o magnetismo e a eletricidade onde o assunto principal aqui são as superfícies equipotenciais, que são superfícies de um campo elétrico, onde todos os pontos apresentam mesmo potencial elétrico, ou seja, suas linhas de força são sempre perpendiculares a sua superfície.

Nesse sentido, vamos analisar uma por uma devagarzinho para podermos definir se é verdadeira ou falsa a alternativa, certinho?

Então bora lá!!!

Passo 2

Na primeira afirmativa ele diz que “O campo elétrico no ponto 1 possui componentes x e y ambas negativas.”

Hmmmm... pera pera pera.. vamos analisar...

A medida que seguimos o sentido do campo elétrico, o potencial elétrico diminui. Observando a imagem, o potencial elétrico cai caso sigamos nos sentidos negativos de x e y , sendo este, portanto, o sentido do campo elétrico. Veja:

Assim, essa afirmativa é VERDADEIRA!!

Passo 3

Na segunda alternativa, temos que “Uma partícula de carga positiva solta do repouso no ponto 3 estará em equilíbrio eletrostático.”

Bom... como há presença de campo elétrico no local, um corpo carregado não estará em equilíbrio eletrostático por sofrer a influência de forças elétricas.

Dessa forma, essa afirmação é FALSA!

Passo 4

Na terceira alternativa, vemos que “O trabalho necessário para levar uma carga q do ponto 1 ao ponto 4 é equivalente ao trabalho necessário para levar uma carga - q do mesmo ponto 1 ao ponto 5.”

Bom... como há uma linha equipotencial entre 1 e 4, mas não entre 1 e 5, o trabalho para mover uma carga de 1 a 4 é nulo, ao passo que de 1 a 5 é um valor diferente de 0.

Assim, essa alternativa é FALSA!!

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

A) I

Exercícios de Livros Relacionados

Na Fig. abaixo, duas barras curvas de plástico, uma de carga +q e outra de carga -q, formam uma circunferência de raio R = 8,50 cm no plano xy . O eixo x passa pelos dois pontos de ligação entre os ar
Verdadeiro ou falso:O campo elétrico de uma carga puntiforme sempre aponta no sentido que se afasta da carga. A força elétrica em uma partícula carregada em um campo elétrico é sempre na mesma direção
Na Fig. 22-45, duas barras curvas de plástico, uma de carga + q e outra de carga - q , formam uma circunferência de raio R = 8,50c m no plano x y . O eixo x passa pelos dois pontos de ligação entre os
Duas placas horizontais muito grandes estão a uma distância de 4,25c m uma da outra e possuem densidade de cargas iguais, porém contrárias, de módulo σ . Você quer usar essas placas para manter fixa n
Repita o problema 21.100 considerando que a placa B é positiva.