Exercícios Resolvidos de Fluxo de Campo Elétrico

Ver Teoria

Enunciado

Um sistema é formado por três partículas puntiformes de cargas q 1 , q 2 e q 3 . Considere este sistema em duas situações distintas, como mostram as figuras 1 e 2 abaixo. Em ambas, a superfície S desenhada engloba apenas as cargas q 1 e q 2 .

Sobre esse sistema, é correto afirmar que:

  1. O fluxo do campo elétrico gerado apenas por q 3 através de S tem o mesmo valor nas duas situações.
  2. Em ambas as situações, o campo elétrico em toda a superfície S se deve apenas à superposição dos campos gerados por q 1 e q 2 .
  3. O fluxo do campo elétrico total através da superfície S vale Φ 1 = q 3 / ε 0 na Fig. 1 e Φ 2 = 0 na Fig. 2.
  4. As linhas de campo elétrico na Fig. 1 são indistinguíveis das linhas de campo elétrico na Fig. 2.
  5. Em ambas as situações, o campo elétrico gerado apenas pela carga q 3 é nulo em todos os pontos da superfície S .

Passo 1

A expressão para a lei de Gauss é:

Φ E = ∮ G E → ⋅ d A → = Q i n t ε 0   ,

que diz o fluxo Φ E do campo elétrico através de uma superfície fechada (gaussiana G ) é igual à carga total líquida Q i n t que está dentro dessa gaussiana divido por ε 0 .

Com isso, vamos analisar item por item dessa questão...

Passo 2

a) Como a carga q 3 está fora da superfície fechada S (gaussiana) em ambas as situações, o campo elétrico que ela produz tem fluxo elétrico total igual a zero através de S nos dois casos, por isso este item está correto.

Item CORRETO.

Mas vamos continuar analisando os outros...

b) Embora o fluxo elétrico do campo de q 3 através de S nos dois casos seja nulo, essa carga elétrica produz campo elétrico em todos os pontos da superfície S . Portanto, o campo elétrico resultante em toda a superfície S vai ser devido à soma dos campos produzidos por q 1 , q 2 e também por q 3 .

Portanto, este item está INCORRETO.

c) Em ambos os casos, o fluxo elétrico através da superfície fechada S será igual a

Φ E = q 1 + q 2 ε 0   ,

já que apenas q 1 e q 2 estão dentro de S . Não aparece q 3 em Φ E porque ela está fora de S nas duas figuras. Item INCORRETO.

Passo 3

d) Embora as cargas elétricas q 1 e q 2 estejam nas mesmas posições em ambas as figuras, a carga q 3 está a um distância diferente das cargas q 1 e q 2 no caso da Fig. 2. Como as linhas de campo dão uma noção de quão intenso é o campo em uma determinada região e a carga q 3 está colocada mais distante, o campo elétrico resultante será diferente em Fig. 2 e as linhas de campo também vão estar espalhadas de maneira diferente na situação da Fig. 2.

ITEM INCORRETO.

e) Como vimos no caso do item b), a carga elétrica q 3 produz campo elétrico nos pontos da superfície S nos dois casos e esse campo terá valores diferentes de zero, com valores diferentes para pontos a distâncias diferentes da carga q 3 .

Portanto, este item está INCORRETO.

Resposta

Letra a.

Exercícios de Livros Relacionados

15.8E As duas pequenas esferas metálicas vistas na Figura 15.16, de mesmo raio, estão suspensas por fios finos de náilon.Mostre que θ ' = θ . (B) Imagine que um fino fio condutor faça contato simultân
O fluxo de campo elétrico em cada face de um dado tem um valor absoluto, em unidades de 10 3 N · m 2 / C , igual ao número N de pontos da face ( 1 ⩽ N ⩽ 6 ). O fluxo é para dentro se N for ímpar e par
Um cubo possui arestas com comprimento L e é colocado com um dos vértices na origem, como indica a Figura 22.32 . O campo elétrico não é uniforme, porém é dado por E → = - B i ^ + C j ^ - D k ^ , onde
O campo elétrico E → 1 em uma das faces de um paralelepípedo é uniforme em todos os pontos dessa face e aponta perpendicularmente para fora da face. Na face oposta, o campo elétrico E → 2 também é uni
Uma superfície plana quadrada com lado igual a L é descrita pelas equações a Faça um desenho do quadrado e mostre os eixo x ,y e z . b Calcule o fluxo elétrico através do quadrado produzido por uma ca