Exercícios Resolvidos de Lançamento Horizontal

David Halliday, Robert Resnick, Jearl Walker, Fundamentos de Física, volume 1 , 8º ed. Rio de Janeiro: LTC , 2008, pp 86-25

Um dardo é arremessado horizontalmente com uma velocidade inicial de 10   m / s em direção a um ponto P , o centro de um alvo de parede. Ele atinge um ponto Q do alvo, verticalmente abaixo de P , 0,19 s depois do arremesso. a Qual é a distância P Q ? b A que distância do alvo foi arremessado o dardo?

Passo 1

O item ( a ) quer saber qual a distância que o dardo anda no eixo y dado que no estado inicial ele estava na posição P , como queremos o deslocamento no eixo y vamos usar a equação do movimento uniformemente variado para resolver este item.

Já no item b ele pede a distância entre o alvo e o dardo, como se ele pedisse o alcance e por isso vamos usar a rquação do movimento uniforme para encontrar essa distância no eixo x .

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Passo 2

a   Para descobrirmos a distância P Q , que é a posição final menos a posição inicial ( S - S 0 ) , vamos analisar o movimento no eixo y e por isso vamos usar a equação da posição de um movimento acelerado.

S y = S y 0 + v . t + a . t 2 2

O problema nos forneceu que o lançamento é horizontal, então v y = 0 , a = - g e ainda deu o instante que o dardo acerta o ponto Q , t =   0,19   s .

S y - S y 0 = - g . 0,19 2 2

S y - S y 0 = - 0,177   m

Como o problema pede apenas a distância entre P Q não faz sentido colocarmos sinal na resposta, por isso

P Q = 0,177   m

Mas vale lembrar que o sinal de negativo nos mostra que o ponto Q está abaixo do ponto P . O que já era de se esperar por ser um lançamento horizontal.

Passo 3

b A distância entre o alvo e o dardo é no eixo x . Por isso vamos analisar o movimento nesse eixo para encontrarmos a resposta. Como o movimento em x é uniforme temos uma única equação possível

S x = S x 0 + v . t

Queremos saber o deslocamento do dado em t = 0,19   s dado que o dardo parte com velocidade de 10   m / s

S x - S x 0 = 10   .   0,19

S x - S x 0 = 1,9   m

Resposta

a   P Q = 0,177   m

b   S x - S x 0 = 1,9   m

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas