Exercícios Resolvidos de Lançamento Horizontal

Ver Teoria

Enunciado

Um dardo é lançado horizontalmente em direção ao ponto x com rapidez igual a 20 m/s. Ele atinge o ponto y do alvo 0,10 s após o lançamento. A distância x y é:

Dado: g = 9,80   m / s 2

(A) 2,0   m

(B) 1,0   m

(C) 0,49   m

(D) 0,10   m

(E) 0,049   m

Passo 1

A questão é sobre um lançamento horizontal. Onde podemos trabalhar com cada movimento (vertical e horizontal) separadamente.

A questão nos dá o tempo que o movimento dura e queremos a distância na vertical que o corpo caiu (distância x y ).

Basta analisar o quanto o dardo vai descer em 0,10   s , considerando que o movimento na vertical será análogo à uma queda livre.

Passo 2

Na queda livre, temos uma aceleração constante. Então, usaremos a seguinte equação:

S = S 0 + v 0 t + a t 2 2

Porém, sabemos que a posição inicial S 0 e a velocidade inicial v 0 são nulas. Além disso, a aceleração é a aceleração da gravidade:

S = g t 2 2

Substituindo t = 0,10   s , temos:

S = 9,80 0,10 2 2

S = 0,049   m

A distância S é o quanto o dardo desceu na vertical ao longo do trajeto, portanto a distância x y é 0,049   m . Assim, ficamos com a alternativa (e).

Resposta

Letra (e)

Exercícios de Livros Relacionados

Um livro de física escorrega horizontalmente para fora do topo de uma mesa com velocidade de 1,10m / s . Ele colide com o solo em 0,480s . Desprezando a resistência do ar, ache a) a altura do topo da
Uma ousada nadadora salta correndo 510 N e horizontalmente de um rochedo para ummergulho, conforme a Figura 3.39. Qual deve ser sua velocidade mínima quando salta do topo do rochedo, de modo que ela c
Duas bolas são atiradas com a mesma rapidez do topo de um penhasco de altura h . Uma bola é atirada a um ângulo α acima da horizontal. A outra bola é atirada a um ângulo β abaixo da horizontal. Mostre
Uma bola é lançada horizontalmente de uma altura de 20m e chega ao solo com uma velocidade três vezes maior que a inicial. Determine a velocidade inicial.
Durante os lançamentos, é comum os foguetes descartarem peças desnecessárias. Um certo foguete parte do repouso da plataforma de lançamento e acelera de baixo para cima a constantes 3,30 m / s 2 . Qua