Responde Aí

Exercícios Resolvidos de Atrito Estático

Ver Teoria

Enunciado

Em três experimentos, três forças horizontais diferentes são aplicadas ao mesmo bloco que está sobre a mesma bancada. Os módulos das forças são F 1 = 12   N ,   F 2 = 8   N e F 3 = 4   N . Em cada experimento o bloco permanece estacionário, mesmo com a aplicação da força. Ordene as forças, em ordem decrescente, de acordo (a) com o módulo f s da força de atrito estático que a bancada exerce sobre o bloco e (b) com o valor máximo f s , m á x dessa força.

Passo 1

Essa é uma questão teórica e somente conceitual. Aprendemos que a força de atrito estático vai aumentando, no sentido contrário, de acordo com o aumento da força que é aplicado ao bloco. A força de atrito só pára de aumentar quando a força aplicada ultrapassa a força de atrito máxima que a bancada exerce no bloco. Vimos também que essa força de atrito máxima é dada pela fórmula:

F a t , m á x = μ N

Portanto, essa força máxima não depende do aumento da força horizontal que é aplicada ao bloco, já que, como essa força é horizontal, ela não interfere no valor da normal entre o bloco e a superfície.

Concluímos então que, as forças f s são iguais as forças aplicadas ao bloco e os valores f s , m á x é o mesmo para todas as situações.

Resposta

  1. F 1 , F 2 , F 3
  2. Não é possível ordenar, já que possuem o mesmo valor.

Exercícios de Livros Relacionados

Os dois blocos ( m = 16k g e M = 88k g ) da Fig. 6-38 não es
Quando uma pequena moeda de 2,0g é colocada a uma distância
A Fig. 6-22 mostra que a seção transversal de uma estrada na
102- Uma força de 100 N, que faz um ângulo θ para cima com u