Um bloco começa deslizar a partir do repouso no topo de um plano inclinado de 30,0° e encontra uma mola de constante 3,40kN/m, fixada rigidamente ao plano. Se a massa do bloco é de 34,0 kg e comprime a mola de 37,0 cm até parar, encontre a distância percorrida pelo bloco antes de encontrar a mola. (Considere g = 10,0 m/s2).

a) 1,00m

b) 1,37m

c) 0,740m

d) 0,820m

e) 0,440m

Passo 1

Nessa daqui a gente precisa imaginar um pouquinho... Bom, a gente quer a distância que o bloco percorreu, certo? Na situação, a gente tem algo do tipo:

Sabemos que a energia que levou o bloco de la de cima foi a energia utilizada pra realizar uma compressão de 37cm na mola no final do movimento, me parece uma questão com cara de Conservação de Energia Mecânica, não acha?

E a n t e s = E d e p o i s

E como o bloco partiu do repouso, lá em cima teremos só a Energia Potencial Gravitacional, e em baixo teremos a Energia Potencial Elástica realizada pela mola! Então temos:

U g = U e l

m g h = k x 2 2

Tá, beleza. Mas ainda não tá por aí o que a gente quer na questão, que é exatamente aquela distância S ali... Pô, mas a gente sabe que o ângulo do plano inclinado com a horizontal é 30 ° ! Como o seno de um ângulo é o cateto oposto dividido pela hipotenusa, temos que:

s e n 30 ° = o p h i p = h S → h = S . s e n 30 °

Putsssss, agora simmmm! Sacada muito massaaaaaa!

E daí que agora podemos substituir h na equação da Energia Potencial e calcularmos a distância percorrida pelo bloco! Bora lá? (sabendo que sen30=1/2)

m g S 2 = k x 2 2

m g S = k x 2

34.10 . S = 340 0 . 0,37 2

S = 1,37 m

Então já temos a resposta, certo? ERRADO! Essa é a distância total, depois do bloquinho comprimir a mola! Como queremos quando ele encosta na mola, temos que subtrair da compressão, então na verdade é: 1,37-0,37=1m! Fechamossss!

Resposta

a) 1,00m

Exercícios de Livros Relacionados

O cume do monte Everest está 8850m acima do nível do mar. (a) Qual seria a energia gasta por um alpinista de 90k g para escalar o monte Everest a partir do nível do mar, se a única força que tivesse q
Uma bola de 50g é lançada de uma janela com uma velocidade inicial de 8,0m / s e com um ângulo de 30 ° acima da horizontal. Usando a lei de conservação da energia, determine (a) a energia cinética da
Uma bola de neve de 1,50k g é atirada para cima em um ângulo de 34,0 ° com a horizontal e com uma velocidade inicial de 20,0m / s . (a) Qual é a energia cinética da bola? (b) De quanto varia a energia
Uma locomotiva com uma potência de 1,5M W pode acelerar um trem de uma velocidade de 10m / s para 25m / s em 6,0m i n . (a) Calcule a massa do trem. Determine, em função do tempo (em segundos), (b) a
b) Qual é a rapidez da bola ao chegar no chão