(Cap 7 – Ex 39) O objeto de 3,00   K g da Figura 7-42 é liberado do repouso a uma altura de 5,00   m   em uma rampa curva sem atrito. Na base da rampa está uma mola com uma constante de força igual a 400   N / m . O objeto desliza rampa abaixo até a mola, comprimindo-a uma distância x até atingir momentaneamente o repouso.

(a) Encontre x .

(b) Descreva o movimento do objeto (se ocorrer) após o repouso momentâneo ?

Passo 1

Falaii galerinha do Responde ai, tudo bem?

Encosta que essa vai sair detalhadinhaaa..

Simboráa

O sistema a ser analisado na resolução, consiste na Terra, no bloco e na mola. Com esta escolha, não há forças externas trabalhando para mudar a energia do sistema.Considerando o zero de energia potencial U g = 0   na altura em que a mola se encontra, então a energia potencial gravitacional inicial do objeto de 3,00   K g na altura h de 5,00   m é transformada em energia cinética à medida que desliza descendo a rampa e depois, ao comprimir a mola, é transformada em energia potencial elástica armazenada na mola. Com isso, vamos aos cálculos:

Passo 2

a) Aplicando a já conhecida fórmula da conservação de energia mecânica, considerando o trabalho da força externa W e x t , temos:

W e x t = ∆ U + ∆ K

Só que não existem forças externas atuando no sistema, logo o trabalho da força externa é nulo. Para essa resolução também ignora-se o trabalho da energia cinética, uma vez que só estamos considerando os intervalos inicial e final, ou seja, onde só há energia potencial presente. Desse modo chega-se a:

∆ K = 0

∆ K é a diferença entre a energia potencial elástica final K f armazenada na mola e a energia potencial gravitacional inicial K i quando o bloco encontra-se na altura igual a 5,00   m .

K f - K i = 0

k x 2 2 - m g h = 0

k x 2 2 - m g h = 0

x = 2 m g h k

Substituem-se então os valores numéricos correspondentes, dado a altura h , a massa m e a constante de força k :

x = 2 ( 3,00   K g ) ( 9,81   m / s ² ) ( 5,00   m ) 400   N / m

x ≈ 0,86   m

Passo 3

b) Como estamos trabalhando com a hipótese onde há conservação da energia mecânica, o que irá ocorrer neste caso, é que a energia armazenada na mola comprimida, acelerará o bloco, lançando-o de volta à inclinação e fazendo com que o bloco faça um caminho contrário, dessa vez, subindo a uma altura de 5,00 m.

Resposta

a)   x ≈ 0,86   m

b) O bloco irá retornar a posição inicial em que estava

Exercícios de Livros Relacionados

O cume do monte Everest está 8850m acima do nível do mar. (a) Qual seria a energia gasta por um alpinista de 90k g para escalar o monte Everest a partir do nível do mar, se a única força que tivesse q
Uma bola de 50g é lançada de uma janela com uma velocidade inicial de 8,0m / s e com um ângulo de 30 ° acima da horizontal. Usando a lei de conservação da energia, determine (a) a energia cinética da
Uma bola de neve de 1,50k g é atirada para cima em um ângulo de 34,0 ° com a horizontal e com uma velocidade inicial de 20,0m / s . (a) Qual é a energia cinética da bola? (b) De quanto varia a energia
Uma locomotiva com uma potência de 1,5M W pode acelerar um trem de uma velocidade de 10m / s para 25m / s em 6,0m i n . (a) Calcule a massa do trem. Determine, em função do tempo (em segundos), (b) a
b) Qual é a rapidez da bola ao chegar no chão