Um campo magnético uniforme passo pelo interior de uma região circular de raio a e é perpendicular ao plano definido por essa região e sua intensidade aumenta a uma taxa constante d B / d t . O gráfico que melhor representa o módulo do campo elétrico induzido para pontos internos e externos à região onde B é diferente de zero vale:

Passo 1

Para facilitar a resolução e o entendimento desta questão, neste Passo 1, vamos apenas ilustrar e discutir a situação do enunciado através da figura abaixo. Essa representação vai nos ajudar bastante a resolver esse problema e outros similares. Vamos lá! Tenta acompanhar a discussão abaixo lentamente, lendo com cuidado, porque essa questão é típica das provas...

Vamos tomar uma região de raio a que delimita uma área π a 2 com um contorno C orientado cujo elemento d l → é tangente a cada ponto dessa curva. Perpendicular a essa região, há um campo magnético B → que varia com o tempo e sua intensidade aumenta com uma taxa constante d B d t > 0 , como mostra a figura abaixo.

Além disso, colocamos o elemento de área   d A → paralelo à B → e, durante todo o tempo em que o campo aumenta, esses dois vetores são paralelos. Faremos a análise para os casos em que r < a e r > a utilizando, para isso, as curvas tracejadas da figura acima.

Você deve estar se perguntando sobre o vetor   E → que aparece lá na figura...Em nossa discussão sobre a física dessa questão, você vai ver como ele aparece... :-0

Passo 2

Temos uma situação em que o campo magnético é sempre perpendicular à uma região de raio a , mas sua intensidade aumenta de maneira constante com o tempo. Portanto, existe um fluxo magnético variável com o tempo através da área π a 2 que o contorno C delimita. Essa variação do fluxo magnético Φ B produz uma fem induzida no contorno C .

Matematicamente, a gente pode escrever a fem induzida ε como

ε = ∮ C E → . d l → = - d Φ B d t

em que   E → é campo elétrico, de origem não eletrostática, que aparece lá na figura. Agora, por que esse campo é sempre tangente ao contorno C ? Vamos ver isso com cuidado!!

Se o campo elétrico E → tivesse alguma componente radial, ou seja, alguma componente ao longo da direção do raio a , isso indicaria a presença de carga dentro da região a , pois poderíamos pensar em superfície gaussiana cilíndrica envolvendo toda a região de raio a e o fluxo através dessa gaussiana seria diferente de zero pela lei de Gauss! Concorda?

Por isso, como nessa questão não há carga dentro da região do contorno C , então o campo elétrico E → é sempre tangente a todos os pontos de C e tem o mesmo valor em todos esses pontos. Assim, como  E → é sempre paralelo ao elemento   d l → , podemos escrever que

ε = ∮ C E → . d l → = ∮ C E d l = E ∮ C d l = E ( 2 π r )

sendo 2 π r   o comprimento do circuito C . Vamos olhar agora como fica o termo d Φ B d t .

Passo 3

Vamos nos concentrar no fluxo magnético Φ B . B → é sempre paralelo à área da região de raio a . Se consideramos um instante de tempo t arbitrário, o campo que atravessa a área tem o mesmo valor em todos os seus pontos. Isso nos permite representar o fluxo magnético através de uma área de raio r como

Φ B = ∫ S B → . d A → = ∫ S B d A = B ∫ S d A = B ( π r 2 )

sendo que podemos considerar regiões em que r < a e r > a . Essa expressão nos mostra que o fluxo magnético varia porque o campo magnético aumenta com o tempo a uma taxa constante d B d t > 0 .

Passo 4

Agora, vamos tomar a expressão ε em termos do campo elétrico   E → e substituir Φ B nela para r < a e r > a .

Para r < a , o módulo de   E → pode ser escrito como

E 2 π r = - d Φ B d t = π r 2 d B d t ⇒ E = d B d t r 2 > 0

que tem um comportamento linear com a distância r .

Para r > a , a área pela qual o campo magnético varia é π r 2 = π a 2 . Por isso, o módulo do campo elétrico   E → neste caso é

E 2 π r = π a 2 d B d t ⇒ E = a 2 2 r d B d t

que decresce com o aumento da distância r .

Por isso temos o seguinte:

  1. r < a : E = d B d t r 2 > 0
  2. r > a : E = a 2 2 r d B d t > 0  

O gráfico que representa corretamente esse comportamento é o do item IV.

Resposta

Portanto, a resposta correta é a letra d).

Exercícios de Livros Relacionados

Quando a corrente em uma bobina de 8 H é igual a 3 A e aumenta para 200 A / s , determine a O fluxo magnético através da bobina e ( b ) a força eletromotriz induzida na bobina.
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 400 voltas que tem comprimento igual a 25,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 3,00 A .
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 800 voltas que tem comprimento igual a 30,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 2,00 A .
Um condutor cilíndrico longo com raio R e comprimento L conduz uma corrente I . Determine o fluxo magnético por unidade de comprimento através da área indicada na Figura 28-44.
44- Variação no campo magnético. Você está testando um novo sistema de captura de dados. Esse sistema permite registrar um gráfico da corrente em um circuito em função do tempo. Como parte do teste, v