Um pequeno corpo imantado está preso à extremidade de uma mola e oscila verticalmente na região central de uma bobina cujos terminais A e B estão abertos, conforme indica a figura. Devido à oscilação do imã, aparece entre os terminais A e B da bobina:

(a) uma corrente elétrica constante.

(b) uma corrente elétrica variável.

(c) uma tensão elétrica constante.

(d) uma tensão elétrica variável.

(e) uma tensão e uma corrente elétrica, ambas variáveis.

Passo 1

Bem, como os terminais da bobina estão em aberto, uma corrente elétrica não pode circular. Concordam? Isso já elimina os itens (a), (b) e (e).

Passo 2

Vamos pensar agora na tensão elétrica que irá aparecer. Bem, o ímã está oscilando, não é mesmo? Isso significa que o campo magnético está oscilando e, portanto, a fem induzida também irá oscilar! Logo, a tensão elétrica é variável.

Resposta

(d) uma tensão elétrica variável.

Exercícios de Livros Relacionados

Quando a corrente em uma bobina de 8 H é igual a 3 A e aumenta para 200 A / s , determine a O fluxo magnético através da bobina e ( b ) a força eletromotriz induzida na bobina.
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 400 voltas que tem comprimento igual a 25,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 3,00 A .
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 800 voltas que tem comprimento igual a 30,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 2,00 A .
Um condutor cilíndrico longo com raio R e comprimento L conduz uma corrente I . Determine o fluxo magnético por unidade de comprimento através da área indicada na Figura 28-44.
44- Variação no campo magnético. Você está testando um novo sistema de captura de dados. Esse sistema permite registrar um gráfico da corrente em um circuito em função do tempo. Como parte do teste, v