Uma espira condutora retangular de dimensões l e w se move com velocidade v constante para a direita, conforme a figura.

A espira atravessa um campo magnético uniforme e estacionário B → , dirigido para dentro da página, numa extensão de 3 w ao longo do eixo x .

Assinale abaixo o gráfico que melhor representa a forca eletromotriz ε como função da posição x da lateral à direita da espira:

a

b

c

d

Passo 1

A f e m induzida, de acordo com a lei de Faraday, é dada por:

ε = - ∂ ϕ B ∂ t

Então a f e m induzida depende da variação do fluxo magnético.

Assim, quando a espira está totalmente fora da região de fora do campo magnético ( x < 0 , e x > 4 w ) e totalmente dentro da região onde há campo magnético ( w < x < 3 w ) não há variação do fluxo magnético.

Passo 2

Durante o processo de entrada da espira da região com o campo magnético, a área por onde passa campo magnético através da espira é dada por:

A = l x

Visto que a área varia conforme a espira entra na região.

A f e m induzida será dada por:

ε = - ∂ ϕ B ∂ t = - ∂ ∂ t B l x = - B l d x d t

Como a velocidade da espira é constante, temos

d x d t = v   ( > 0 )

ε = - B l v

Ou seja, no processo de entrada o valor é constante e negativo.

Isso faz total sentido já que ao entrar na região com campo magnético, o fluxo de campo magnético através da espira está aumentando e como resposta a isso, temos uma f e m negativa!

Passo 3

Durante o processo de saída da espira da região com o campo magnético, a área por onde passa campo magnético através da espira é dada por:

A = l ( w - x )

Visto que a área varia conforme a espira entra na região.

A f e m induzida será dada por:

ε = - ∂ ϕ B ∂ t = - ∂ ∂ t B l w - x = + B l d x d t

Como a velocidade da espira é constante, temos

d x d t = v   ( > 0 )

ε = B l v

Ou seja, no processo de saída o valor é constante e positivo.

Isso faz total sentido já que ao sair da região com campo magnético, o fluxo de campo magnético através da espira está diminuindo e como resposta a isso, temos uma f e m positiva!

Portanto, a alternativa que melhor representa a f e m induzida é a letra a .

Resposta

a

Exercícios de Livros Relacionados

Quando a corrente em uma bobina de 8 H é igual a 3 A e aumenta para 200 A / s , determine a O fluxo magnético através da bobina e ( b ) a força eletromotriz induzida na bobina.
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 400 voltas que tem comprimento igual a 25,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 3,00 A .
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 800 voltas que tem comprimento igual a 30,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 2,00 A .
Um condutor cilíndrico longo com raio R e comprimento L conduz uma corrente I . Determine o fluxo magnético por unidade de comprimento através da área indicada na Figura 28-44.
44- Variação no campo magnético. Você está testando um novo sistema de captura de dados. Esse sistema permite registrar um gráfico da corrente em um circuito em função do tempo. Como parte do teste, v