Um circuito consiste de uma bateria V , um indutor L e um resistor R , conectados por uma chave S , como mostrado na figura. A chave S , a qual esteve na posição “ a ” por um longo tempo, é movida para a posição “ b ” de tal forma que a bateria fica conectada em série com o indutor e o resistor. Qual das seguintes afirmativas descreve a corrente fluindo através do resistor, em dois instantes diferentes: i) imediatamente depois de a chave ser removida para “ b ” e ii) muito tempo depois de ter sido movida para “ b ”.

  1. i )   I R = V / R ; i i )   I R = 0
  2. i )   I R = V / R ; i i )   I R = V / R
  3. i )   I R = 0 ; i i )   I R = V / R  
  4. i )   I R = 0 ; i i )   I R = V / ( 2 R )
  5. i )   I R = 0 ; i i )   I R = 2 V / R

Passo 1

Quando a chave fica ligada por um tempo muito grande no ponto a , não passa nenhuma corrente no circuito.

Ao passar a chave para a posição b , inicialmente não haverá nenhuma corrente no circuito, por isso I R = 0 . Se a chave fica ligada em b , a corrente aumentará até atingir um valor máximo. Nesse momento, a corrente i t = ∞ (“tempo muito longo”) não variará mais com o tempo e, dessa maneira, teremos:

V i n d u t o r = - L d i d t = 0   ,

ou seja, a diferença de potencial através do indutor será zero e ele vai se comportar como uma parte do fio do circuito, mas ainda vai passar corrente através dele.

Passo 2

Como não haverá diferença de potencial no indutor, a corrente que circulará no instante de tempo muito longo será

V = R I R   ⇒ I R = V R   .

Repetindo, é importante notas que essa corrente I R também passará pelo indutor, porém, como ela não varia com o tempo, no indutor não aparece uma diferença de potencial.

Portanto, I R = V / R é o valor da corrente máxima que passará no circuito depois de um tempo muito longo depois que a chave foi colocada na posição b .

Resposta

Letra c.

Exercícios de Livros Relacionados

Quanto tempo é necessário, depois que a fonta é removida, para que a diferença de potencial entre os terminais do resistor de um circuito RL com L = 2,00H e R = 3,00Ω diminua para 10,0 % do valor inic
Um gerador de frequência ajustável é ligado em série com um indutor L = 2,50m H e um capacitor C = 3,00μ F . Para que frequência o gerador uma corrente com a maior amplitude possível no circuito?
A força eletromotriz da fonte do circuito da Fig. 30-16 varia com o tempo de tal forma que a corrente é dada por i t = 3,0 + 5,0 t , onde i está em ampères e t em segundos. Suponha que R = 4,0Ω e L =
Na Fig. 30-70, depois que a chave S é fechada no instante t = 0 , a força eletromotriz da fonte é ajustada automaticamente para manter uma corrente constante i passando pela chave. (a) Determine a cor
Na figura 30-73a, a chave S permaneceu na posição A por um tempo suficiente para que a corrente no indutor de indutância L 1 = 5,00m H e o resistor de resistência R 1 = 25,0Ω se estabilizasse. Da mesm