Um canhão dispara um projétil com uma velocidade inicial v 0 = 20   m / s e um ângulo θ 0 = 60 ° com a horizontal. No topo da trajetória, o projétil explode em dois fragmentos de massas iguais (figura abaixo). Um fragmento, cuja velocidade imediatamente após a colisão é zero, cai verticalmente. Suponha que o terreno é nivelado e despreze a resistência do ar. A que distância do canhão cai o outro fragmento?

Passo 1

Oi, pessoal! Tudo bom? Essa questão parece complicada, mas vou te ajudar aqui! Temos inicialmente um lançamento oblíquo (na vertical temos um MRUV e na horizontal um MRU) e no ponto mais alto da trajetória, ou seja, quando a componente vertical da velocidade é zero, o projétil explode e se divide em dois pedaços

Ele nos diz que um pedaço cai verticalmente para baixo, com velocidade inicial zero. E ele nos pede para calcular a que distância o outro projétil cai.

Para isso, vamos analisar o movimento de cada projétil, antes e depois da explosão. Começando pela velocidade e posição antes da explosão. Com esses dados, e com o fato de que o momento linear deve ser conservado, podemos encontrar a velocidade dos projéteis depois da colisão e encontrar a distância um do outro.

Mas relaxa, vou fazer passo a passo com você!

Vamos lá?

Passo 2

Primeiro, vamos determinar a velocidade e a posição do projétil instantaneamente antes da explosão. Beleza?

Para isso, devemos lembrar que no ponto mais alto a componente y da velocidade é nula, lembrando que a componente y da velocidade em função do tempo é:

v y t = v 0 y - g t

v y t = v 0 sin ⁡ θ 0 - g t

Assim, no ponto mais alto:

0 = 20 sin ⁡ 60 ° - 9,8 t

Isolando t :

t = 1,77   s

Tranquilo?

Passo 3

Com o tempo em mãos, podemos calculcar a posição da projétil no ponto da explosão. Usando a função horária da posição para determinar a posição em y :

y t = v 0 y t - g t 2 2

y t = v 0 sin ⁡ θ 0 t - g t 2 2

Substituindo os valores:

y E = 20 sin ⁡ 60 ° 1,77 - 1 2 9,8 1,77 2

y E = 15,3   m

E a função da posição para um MRU para determinar a posição em x :

x t = v 0 x t

x t = v o cos ⁡ θ 0 t

Substituindo os valores:

x E = 20 cos ⁡ 60 ° 1,77 = 17,7   m

Assim, a posição onde ocorre a explosão é ( 17,7   m ; 15,3   m )

Ok? Agora vamos encontrar a velocidade do projétil no momento da explosão!

Passo 4

Lembrando que no eixo x não há aceleração, então a velocidade em x é constante:

v x = v 0 x = 20 cos ⁡ 60 ° = 10   m / s

Portanto, a velocidade do projétil no momento da explosão é ( 10   m / s ; 0 )

Tranquilo até aqui? Agora BOOOM aconteceu a explosão!

Passo 5

Como ocorreu uma explosão, podemos aplicar a conservação do momento linear entre os instantes imediatamente antes da explosão e imediatamente depois, assim:

M v E → = m 1 v 1 → + m 2 v 2 →

Como o projétil foi dividido em pedaços iguais e que um pedaço possui velocidade nula após a explosão, então:

M 10 i ^ + 0 j ^ = M 2 0 i ^ + 0 j ^ + M 2 v x i ^ + v y j ^

Daqui podemos igualar as componentes dos vetores e determinar as velocidades v x e v y do outro projétil

Calculando para o eixo x :

10 M = M 2 v x

Isolando v x :

v x = 20   m / s

E, agora, para o eixo y :

0 = M 2 v y

v y = 0

Beleza?

Passo 6

Agora, devemos analisar apenas o movimento do segundo fragmento. Como a componente y da velocidade é nula e a aceleração é a gravidade, então:

y t = y 0 - g t 2 2

Onde o y 0 já foi calculado, que é a posição onde ocorre a explosão, y 0 = y E = 15,3   m . Assim, calculando o tempo que ele chega em y = 0 :

0 = 15,3 - 1 2 9,8 t q 2

Isolando t q :

t q = 15,3 × 2 9,8 = 1,77   s

Passo 7

Calculado agora a componente x posição do fragmento do projétil no instante t q = 1,77   s , lembrando que este é um MRU, portanto:

x t = x 0 + v x t

Com x 0 = x E = 17,7   m e v x = 20   m / s :

x t q = 17,7 + 20 .   1,77

x t q = 53,1   m

Portanto, o projétil cai a 53,1   m do canhão.

E é isso! Espero ter ajudado!

Resposta

d = 53,1   m

Exercícios de Livros Relacionados

Dois veículos espaciais em órbita estão acoplados. A massa de um deles é de 1000 Kg e a do outro de 2000 Kg. Para separá-los, é denotada entre os dois uma pequena carga explosiva, que comunica uma ene
Vários pesquisadores em ensino de física alegam que parte da origem das concepções alternativas entre os estudantes são os efeitos especiais que eles veem em desenhos animados e em filmes. Usando a co
Uma espaçonave é separada em duas partes pela detonação dos rebites explosivos que as mantêm unidas. As massas das partes são 1200k g e 1800k g ; o módulo do impulso que a explosão dos rebites exerce
"Relativamente" é uma palavra importante. Na Fig. 9-72, o bloco E de massa m e =1,00k g e o bloco D de massa m D=0,500k g são mantidos no lugar com uma mola comprimida entre os dois blocos . Quando os
Um certo núcleo radioativo (pai) se transforma em um núcleo diferente (filho) emitindo um elétron e um neutrino. O núcleo pai estava em repouso na origem de um sistema de coordenadas x y . O elétron s