Considere um sistema massa-mola amortecido de massa m = 1 kg e constante de mola k = 1 N/m, cujo movimento é ilustrado pela figura abaixo:

A respeito desse sistema é CORRETO afirmar:

(a) A frequência angular de oscilação é ω = 1   s - 1

(b) A constante de amortecimento é γ > 2   s - 1 .

(c) A constante de amortecimento é γ < 2   s - 1 .

(d) O sistema tinha inicialmente (t = 0) velocidade positiva.

(e) O sistema tinha inicialmente (t = 0) velocidade negativa.

Passo 1

Vamos analisar uma por uma.

a) É falsa! A frequência ω 0 vai ser 1 rad/s. Mas a frequência de oscilação do sistema vai ter uma correção, por causa do amortecimento. Então vai ser diferente disso.

b) Como o amortecimento é subcrítico (pelo gráfico) temos que ter:

γ 2 - 4 ω 0 2 < 0

ω 0 = k / m = 1 = 1   r a d / s

Substituindo:

γ 2 - 4 ( 1 ) 2 < 0

γ 2 < 4

γ < 2

Então a b tá errada!

c) Tá certa, como vimos em b.

d) Errada! A velocidade no tempo inicial (zero) é igual a zero. É só você reparar que a derivada da posição em t = 0 s é uma reta horizontal.

e) Errada, pelo mesmo motivo de d.

Resposta

Letra C.

Exercícios de Livros Relacionados

137. Uma máquina de 200k g se apoia sobre quatro suportes no chão, cada um dos quais possui uma constante de mola efetiva k = 250k N / m e um coeficiente de amortecimento viscoso efetivo c = 1000 N ⋅
138. Represente graficamente a resposta x do corpo de 20k g ao longo do intervalo de tempo 0 ≤ t ≤ 1 segundo. Determine os valores máximo e mínimo de x e seus respectivos instantes de tempo. As condiç
Para uma criança em um balanço, a amplitude cai em um fator de 1 e em cerca de oito períodos, se nenhuma energia mecânica adicional for fornecida ao sistema. Estime o fator Q para este sistema.
Para o cilindro do Prob. 8/8, determine o deslocamento vertical x, medido para baixo no sentido positivo em milímetros, a partir da posição de equilibro, em termos do tempo t, em segundos, medido a pa
Em um oscilador amortecido com m = 250 g , k = 85 N / m e b = 70 g / s , qual é a razão entre a amplitude das oscilações amortecidas e a amplitude inicial após 20 ciclos?