A figura abaixo mostra a posição da massa de três osciladores harmônicos amortecidos. Os tipos de amortecimento que melhor descrevem os resultados do gráfico são:

  1. (1) crítico, (2) subcrítico, e (3) supercrítico.
  2. (1) crítico, (2) supercrítico, e (3) subcrítico.
  3. (1) supercrítico, (2) subcrítico, e (3) crítico.
  4. (1) subcrítico, (2) crítico, e (3) supercrítico.
  5. (1) supercrítico, (2) crítico, e (3) subcrítico.

Passo 1

Sabemos que o regime de amortecimento sub-crítico é caracterizado por oscilações harmônicas com amplitude exponencialmente decrescente no tempo.

Os regimes super-crítico e crítico, por sua vez, não envolvem oscilações harmônicas. Sabe-se também que no regime de amortecimento crítico, a posição x ( t ) do oscilador vai a zero mais rapidamente que no caso super-crítico.

Logo, temos: 1 crítico; 2 sub-crítico; 3 super-crítico;

Resposta

Letra A

Exercícios de Livros Relacionados

137. Uma máquina de 200k g se apoia sobre quatro suportes no chão, cada um dos quais possui uma constante de mola efetiva k = 250k N / m e um coeficiente de amortecimento viscoso efetivo c = 1000 N ⋅
138. Represente graficamente a resposta x do corpo de 20k g ao longo do intervalo de tempo 0 ≤ t ≤ 1 segundo. Determine os valores máximo e mínimo de x e seus respectivos instantes de tempo. As condiç
Para uma criança em um balanço, a amplitude cai em um fator de 1 e em cerca de oito períodos, se nenhuma energia mecânica adicional for fornecida ao sistema. Estime o fator Q para este sistema.
Para o cilindro do Prob. 8/8, determine o deslocamento vertical x, medido para baixo no sentido positivo em milímetros, a partir da posição de equilibro, em termos do tempo t, em segundos, medido a pa
Em um oscilador amortecido com m = 250 g , k = 85 N / m e b = 70 g / s , qual é a razão entre a amplitude das oscilações amortecidas e a amplitude inicial após 20 ciclos?