A figura ao lado mostra o movimento de um corpo, de massa m = 2,00 kg, sobre uma superfície horizontal lisa e preso à uma mola. Usando as informações constantes do gráfico determine:

f. Quando exatamente o corpo estará na posição de equilíbrio mas movendo-se para a direita?

Passo 1

Eaew, belezinha?

O enunciado nos pede para determinar quando exatamente o corpo estará na posição de equilíbrio mas movendo-se para a direita usando as informações do gráfico:

Então vamos lá!

Passo 2

Temos que olhando para o gráfico no ponto A o corpo estará na posição de equilíbrio mas movendo-se para a direita:

x A = 0   m .

Agora vamos determinar o instante de tempo.

Passo 3

temos que

x ( t ) = 0 = 0,10   s e n ( 10   π   t A + 3,864 )

Para o seno ser zero temos que

10   π (   t + n T ) - 3,864 = 0

    t + n T = 3,864 10   π = 0,1229   s

Como temos que esse valor de tempo está no ponto B, subtraímos meio período para chegar no instante de tempo do ponto A:

t A = 0,1229   - 0,1 =   0,023 s

A questão foi isso! Te vejo na próxima! Tchau Tchau!

Resposta

t A =   0,023   s .

Exercícios de Livros Relacionados

137. Uma máquina de 200k g se apoia sobre quatro suportes no chão, cada um dos quais possui uma constante de mola efetiva k = 250k N / m e um coeficiente de amortecimento viscoso efetivo c = 1000 N ⋅
138. Represente graficamente a resposta x do corpo de 20k g ao longo do intervalo de tempo 0 ≤ t ≤ 1 segundo. Determine os valores máximo e mínimo de x e seus respectivos instantes de tempo. As condiç
Para uma criança em um balanço, a amplitude cai em um fator de 1 e em cerca de oito períodos, se nenhuma energia mecânica adicional for fornecida ao sistema. Estime o fator Q para este sistema.
Para o cilindro do Prob. 8/8, determine o deslocamento vertical x, medido para baixo no sentido positivo em milímetros, a partir da posição de equilibro, em termos do tempo t, em segundos, medido a pa
Em um oscilador amortecido com m = 250 g , k = 85 N / m e b = 70 g / s , qual é a razão entre a amplitude das oscilações amortecidas e a amplitude inicial após 20 ciclos?