Uma força constante de módulo F age sobre um bloco de massa m , que pode se mover sobre uma superfície sem atrito. Assinale a alternativa incorreta.

( a ) se o bloco realiza um percurso fechado, o trabalho da força F → é nulo.

( b ) o trabalho realizado pela força F → pode ser negativo, dependendo do ângulo entre os sentidos de F → e o do movimento.

( c ) A força F → é conservativa se a direção do movimento for a mesma da direção de aplicação da força.

( d ) É possível definir uma energia potencial relacionada à força F → .

( e ) O trabalho da força F → é igual à variação da energia cinética do bloco somente se esta for a força resultante aplicada ao bloco.

Passo 1

Analisando as opções identificamos que a letra c é a única alternativa incorreta.

Pois trabalho é força vezes distância

τ = F → . d

Então ao se realizar um percurso fechado d = 0   e por isso o trabalho é nulo.

A b está correta, se o deslocamenteo d for para um sentido e a força apontar para outro a multiplicação de negativo com positivo sempre dá negativo.

A d vem da teoria, para definir uma energia potencial usamos a força F .

E a alternativa e enuncia o teorema trabalho-energia cinética.

Então só sobrou a c , a força ser conservativa ou não conservativa não tem relação com a direção da força aplicada e sim com o trabalho depender ou não da trajetória do objeto.

Resposta

Alternativa c

Exercícios de Livros Relacionados

Um caixote de 230k g está pendurado na extremidade de uma corda de comprimento L = 12,0m . Você empurra o caixote horizontalmente com uma força variável F → , deslocando-o para o lado de uma distância
Se um carro com uma massa de 1200k g viaja a 120k m / h em uma rodovia, qual é a energia cinética do carro medida por alguém que está parado no acostamento?
A Fig. 7-26 mostra uma vista superior de três forças horizontais atuando sobre uma caixa que estava inicialmente em repouso e passou a se mover sobre um piso sem atrito. Os módulos das forças são F 1=
Uma mola e um bloco são montados como na Fig. 7-9. Quando o bloco é puxado para o ponto x=+ 4,0c m , devemos aplicar uma força de 360N para mantê-lo nessa posição. Puxamos o bloco para o ponto x=11c m
No arranjo da Fig. 7-9, puxamos gradualmente o bloco de x= 0 até x=+3,0c m , onde fica em repouso. A Fig. 7-34 mostra o trabalho que nossa força realiza sobre o bloco. A escala vertical do gráfico é d