Q 9 – O campo elétrico é sempre um campo conservativo, ou seja, a integral de linha do campo elétrico ao longo de qualquer curva fechada é sempre zero

Escolha uma opção:

  • Verdadeiro
  • Falso

Passo 1

Vem comigo que a gente decifra essa juntos!

Para o campo elétrico ser conservativo, a integral de linha desse campo em um caminho fechado deve ser zero, então:

∮ C E → ⋅ d l → = 0  

Mas segundo a lei de Faraday, temos que:

∮ C E → ⋅ d l → = - d Φ m d t

Onde d Φ m d t é a variação do fluxo do campo magnético pela superfície delimitada pelo caminho fechado C .

Passo 2

Mas a variação do fluxo magnético nem sempre é zero, ela só é zero em casos onde não temos variação de temporal na distribuição de cargas, casos de eletroestática.

Então a afirmativa do enunciado não é verdadeira já que existe casos em que pode haver variação do fluxo de campo magnético na região delimitada por C .

Resposta

Falso

Exercícios de Livros Relacionados

Quando a corrente em uma bobina de 8 H é igual a 3 A e aumenta para 200 A / s , determine a O fluxo magnético através da bobina e ( b ) a força eletromotriz induzida na bobina.
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 400 voltas que tem comprimento igual a 25,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 3,00 A .
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 800 voltas que tem comprimento igual a 30,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 2,00 A .
Um condutor cilíndrico longo com raio R e comprimento L conduz uma corrente I . Determine o fluxo magnético por unidade de comprimento através da área indicada na Figura 28-44.
44- Variação no campo magnético. Você está testando um novo sistema de captura de dados. Esse sistema permite registrar um gráfico da corrente em um circuito em função do tempo. Como parte do teste, v