Dois estudantes A e B usam diferentes cargas de teste q 0 para medir o campo elétrico produzido por uma distribuição de cargas. O estudante B utiliza uma carga de teste que é (em módulo) duas vezes maior do que a carga utilizada pelo estudante A. Nesta situação, o estudante A acha um valor de campo que é:

  1. O mesmo encontrado pelo estudante B.
  2. Duas vezes maior que o encontrado pelo estudante B.
  3. Duas vezes menor que o encontrado pelo estudante B.
  4. Quatro vezes maior que o encontrado pelo estudante B.
  5. Quatro vezes menor que o encontrado pelo estudante B.

Passo 1

Para medir o campo elétrico gerado por uma distribuição de cargas em uma determinada região do espaço, é necessário que uma carga de prova seja colocada nessa região e que seja medida a força elétrica exercida pela distribuição de cargas sobre a carga de prova q 0 .

A força sobre essa carga de prova q 0 vai ser a soma vetorial de todas as forças que as cargas da distribuição exercem sobre q 0 . Cada termo dessa soma vetorial vai depender do produto de q 0 com a carga da distribuição considerada e da distância entre elas. Portanto, a força resultante total será igual ao produto de q 0 com o campo elétrico gerado pelas outras cargas da distribuição.

Passo 2

Agora, se cada um dos estudantes coloca q 0 no mesmo ponto do espaço e mede a força entre q 0 e as outras cargas, eles vão obter valores diferentes para essas forças, já que as cargas de prova têm valores diferentes, como coloca o enunciado.

Assim, quando ambos estudantes pegarem a força que mediram e dividirem por q 0 , eles vão obter o mesmo valor para o campo elétrico da distribuição de cargas. Se a carga de prova usada é maior, então a força sobre q 0 também é maior, porém a razão entre a força e q 0 permanece a mesma e a quantidade resultante é o campo elétrico produzido pelas cargas da distribuição, a mesma para os dois estudantes.

Então, independente de qual carga de prova utilizem, eles devem ter como resultado o mesmo valor do campo elétrico produzido pelas cargas.

Resposta

Letra a.

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o campo elétrico a uma distância z de um plano não condutor plano e infinito, uniformemente carregado, considerando o plano como um contínuo de infinitos anéis circulares de carga.
Se E é a magnitude do campo num ponto P situado a uma distância D de um plano uniformemente carregado com densidade superficial de carga σ . A maior contribuição para E provém dos pontos mais próximos
Duas lâminas carregadas, infinitas e não condutora, são paralelas entre si, estando a lâmina A no plano x = - 2,0m e lâmina B no plano x = + 2,0m . Determine o campo elétrico na região x- 2,0m , na re
Uma linha uniformemente carregada, com densidade linear de carga λ à 3,5n C / m 2 , está no eixo x entre x = 0 e x = 5,0m . (a) Qual é a carga total? Determine o campo elétrico no eixo x em (b) x = 6,
Uma carga positiva está distribuída uniformemente ao longo de todo o comprimento do eixo x e uma carga negativa está distribuída uniformemente ao longo de todo o eixo y . A carga por unidade de compri