Exercícios Resolvidos de Máquinas Térmicas e Refrigeradores

Ver Teoria

Enunciado

Considere 4 pontos no diagrama p   x   V   com as seguintes pressões e volumes. Ponto A:

(2 P 0 , V 0 ); Ponto B: ( 2 P 0 ,2 V 0 ); Ponto C: ( P 0 ,2 V 0 ); Ponto D: ( P 0 , V 0 ). Considere que n   m o l s de um gás ideal sejam colocados para realizar os seguintes ciclos:

Ciclo Z 1 : o gás passa por uma expansão isobárica do ponto A até o ponto B e depois por um processo isocórico do ponto B para o ponto C. Em seguida, é comprimido isobaricamente do ponto C para o ponto D e finalmente retorna isocoricamente ao ponto A.

Ciclo Z 2 : o gás passa por uma expansão isobárica do ponto A até o ponto B, e depois por um processo isocórico do ponto B para o ponto C. Finalmente, o gás e comprimido isotermicamente do ponto C para o ponto A.

Com relação a estes dois ciclos Z 1 e Z 2 , podemos afirmar que:

  1. Ambos podem representar o funcionamento de uma maquina térmica.
  2. Ambos podem representar o funcionamento de um refrigerador.
  3. O ciclo Z 1 pode representar uma maquina termica e o ciclo Z 2 um refrigerador.
  4. O ciclo Z 1 pode representar um refrigerador e o ciclo Z 2 uma maquina térmica.
  5. No ciclo Z 2 seria possivel trocar o processo isotérmico C → A por um processo adiabático.

Passo 1

Como ambos os processos ocorrem no sentido horário do diagrama P × V , ambos podem representar uma máquina térmica.

O desenho vai ficar mais ou menos assim:

Para o ciclo Z 1 .

E mais ou menos assim:

Para o Ciclo Z 2 .

Como ambos estão no sentido horário, ambos podem representar uma máquina térmica, porque tem trabalho positivo. Mas não podem representar um refrigerador! Porque refrigeradores têm trabalho negativo.

Nisso, já sabemos que é a letra a), e as alternativas b), c) e d) estão erradas.

Mas por quê não pode ser a e)?

Porque as curvas adiabáticas são mais inclinadas que as isotérmicas. Da uma olhada na figura abaixo:

Ou seja, se uma isotérmica sai do ponto C, uma adiabática que saísse dele ia levar num ponto bem acima do ponto A. Por isso NÃO PODE ser uma adiabática.

Assim:

a)

Resposta

a)

Exercícios de Livros Relacionados

A eficiência de um motor de automóvel é 25 % quando o motor realiza um trabalho de 8,2 k J por ciclo. Suponha que o processo é reversível. Determine ( a ) a energia Q g a n h o que o motor ganha por c
O motor de um avião recebe calor de 9000J e rejeita 6400J em cada ciclo. a) Qual é o trabalho realizado pela máquina em cada ciclo? b) Qual é a eficiência térmica da máquina?
A figura 19-15 mostra o ciclo seguido por 1,00m o l de um gás monoatômico ideal com um volume inicial V 1 = 25,0 L . Todos os processos são quase-estáticos. Determine (a) a temperatura de cada estado
Sejam duas máquinas térmicas conectadas em série, de tal forma que o calor liberado pela primeira máquina seja usado como o calor absorvido pela segunda, como mostrado na Figura 19-22. Suponha que cad
Considere a máquina do ciclo Brayton (Problema 83) funcionando ao contrário, como refrigerador, em sua cozinha. Nesse caso, o ciclo inicia à temperatura T 1 e se expande a pressão constante até sua te