Exercícios Resolvidos de Máquinas Térmicas e Refrigeradores

Ver Teoria

Enunciado

Qual das seguintes afirmações é correta?

  1. Operando num ciclo, uma máquina térmica absorve calor de um reservatório quente, realiza trabalho e rejeita igual quantidade de calor para um reservatório frio a temperatura mais baixa.
  2. Operando num ciclo, uma máquina térmica absorve calor de um reservatório quente, realiza trabalho e rejeita parte do calor para um reservatório frio a temperatura mais baixa.
  3. Operando num ciclo, uma máquina térmica retira calor de um reservatório frio, realiza trabalho e rejeita parte do calor para um reservatório quente a temperatura mais alta.
  4. Operando num ciclo, uma máquina térmica consome trabalho para transferir calor de um reservatório quente para um reservatório frio a temperatura mais baixa.
  5. Operando num ciclo, um refrigerante consome trabalho para retirar calor de um reservatório frio e transferir a mesma quantidade de calor para um reservatório quente a temperatura mais alta.

Passo 1

E aí, galerinha! Tudo na paz por aí?

Essa questão está falando de máquinas térmicas, e o que é isso? Se você se lembrar, máquina térmica é basicamente quando a gente tem uma fonte quente e uma fonte fria e o calor que é transmitido da fonte quente pra fria, vai gerar um TRABALHO.

Porém, você se lembra que a termodinâmica diz pra gente que NUNCA conseguimos transformar todo o calor em trabalho?

Além disso, se eu era uma máquina térmica e mandei 500 J pra produzir calor, mas eu consegui usar somente 400 J, quer dizer que ficaram sobrando 100 J, certo?

Pra onde foram esses 100 J?

Passo 2

Bora dá uma olhada nesse desenho aqui.

A gente falou que ficou sobrando uma certa quantidade de calor que não pôde ser aproveitada pra gerar trabalho ( W s a í d a ) , esse calor necessariamente precisa ir pra um local que esteja mais frio que a fonte quente (ou reservatório quente), em outras palavras, esse calor que “sobrou” vai pra fonte fria (reservatório frio), sacou?

Portanto, nossa alternativa correta é a letra (B)

A letra (A) está errada porque não necessariamente é metade do calor é rejeitado. Na letra (C) e (E) a justificativa é que o calor não iria pra uma região com temperatura mais alta, uma vez que o calor vai da maior temperatura para menor. E a letra (D) diz que uma máquina térmica CONSOME trabalho, o que não é verdade, ela tem a intenção de PRODUZIR.

Resposta

(B)

Exercícios de Livros Relacionados

A eficiência de um motor de automóvel é 25 % quando o motor realiza um trabalho de 8,2 k J por ciclo. Suponha que o processo é reversível. Determine ( a ) a energia Q g a n h o que o motor ganha por c
O motor de um avião recebe calor de 9000J e rejeita 6400J em cada ciclo. a) Qual é o trabalho realizado pela máquina em cada ciclo? b) Qual é a eficiência térmica da máquina?
A figura 19-15 mostra o ciclo seguido por 1,00m o l de um gás monoatômico ideal com um volume inicial V 1 = 25,0 L . Todos os processos são quase-estáticos. Determine (a) a temperatura de cada estado
Sejam duas máquinas térmicas conectadas em série, de tal forma que o calor liberado pela primeira máquina seja usado como o calor absorvido pela segunda, como mostrado na Figura 19-22. Suponha que cad
Considere a máquina do ciclo Brayton (Problema 83) funcionando ao contrário, como refrigerador, em sua cozinha. Nesse caso, o ciclo inicia à temperatura T 1 e se expande a pressão constante até sua te