1. Explique o que é uma série telescópica. Dê um exemplo de uma série telescópica divergente.

Passo 1

Olá amigo, Yuri aqui. Vamos responder então a sua duvida e ainda iremos dar um exemplo para deixar mais claro ainda o entendimento.

Uma série telescópica é um tipo específico de série infinita onde a maioria dos termos se cancela, tornando possível determinar sua soma de forma relativamente simples. O nome "telescópica" vem do fato de que, ao somar os termos da série, muitos termos intermediários se cancelam, deixando apenas os primeiros e os últimos termos, como se você estivesse reduzindo a série de uma forma "telescópica".

A forma geral de uma série telescópica é a seguinte:

[ S = ∑ n = 1 ∞ a n - a n + 1 ]

Onde ( a n ) é uma sequência de termos da série.

A característica fundamental de uma série telescópica é que a diferença entre termos consecutivos, ( a n - a n + 1 ) , é uma expressão que pode ser simplificada e reduzida a uma forma mais simples. Isso permite que muitos termos intermediários se anulem quando a série é somada, deixando apenas os primeiros e os últimos termos.

Passo 2

Um exemplo é a serie

S   =   ∑ n = 1 ∞ 1 n - 1 n + 1

Resposta

S   =   ∑ n = 1 ∞ 1 n - 1 n + 1

Exercícios de Livros Relacionados

Liste os cinco primeiros termos da sequência.{ 2 . 4 . 6 ... (2 n) }
Liste os cinco primeiros termos da sequência.a_n = 1 - (0,2)^n
Encontre uma fórmula para o termo geral a n da sequência, assumindo que o padrão dos primeiros termos continue. 1 2 , 1 4 , 1 6 , 1 8 ,…
Encontre uma fórmula para o termo geral a n da sequência, assumindo que o padrão dos primeiros termos continue. 5 ,1 ,5 ,1 ,5 ,1 ,…
Liste os cinco primeiros termos da sequência.a_1 = 3 , a_n + 1 = 2 a_n - 1