Exercícios Resolvidos de Interferência em Filmes Finos

Ver Teoria

Enunciado

Coloque F de falso ou V de verdadeiro nas afirmações abaixo e justifique ambas as opções.

a ) ( ) O divergente do campo magnético não é nulo em um ponto do espaço dentro de uma bobina portadora de corrente elétrica dependente do tempo.

b ) ( ) O rotacional de um campo elétrico E → é nulo em um ponto do espaço vazio no interior de uma bobina portadora de uma corrente elétrica independente do tempo.

c ) ( ) Haverá interferência construtiva por reflexão em uma placa de vidro imersa em água quando iluminada normalmente à sua superfície por uma onda luminosa vinda da água ( n v i d r o > n á g u a ).

d ) ( ) Se colocarmos o dispositivo de Young (originalmente na água) imerso no ar, as franjas brilhantes se tornarão mais próximas.

Passo 1

a )

A primeira afirmação é FALSA, pois pela equação de Maxwell, temos que o divergente de um campo magnético é sempre nulo:

∇ . B → = 0

Passo 2

b )

A segunda afirmação é VERDADEIRA, pois pela equação de Maxwell, temos:

∇ × E → = - ∂ B → ∂ t

Como temos que a corrente é independente do tempo, ou seja, é constante, B → também será constante, e portanto, ∂ B → ∂ t = 0 . Desse modo, temos que o rotacional do campo elétrico será nulo:

∇ × E → = 0

Passo 3

c )

A terceira afirmação é FALSA, pois podemos ter tanto interferência construtiva, quanto destrutiva e isso dependerá da diferença de percurso óptico.

Ou seja, dependerá se a diferença entre o caminho percorrido pelo raio refratado na primeira interface entre água e vidro é igual a um número inteiro, ou um número meio inteiro do comprimento de onda.

Lembrando que a diferença do caminho óptico será duas vezes a espessura do vidro, pois o raio refratado na primeira interface será refletido na segunda interface, percorrendo a espessura do vidro duas vezes.

Passo 4

d )

A quarta afirmação é FALSA, as franjas brilhantes se tornarão mais distantes. De acordo com o experimento de Young, temos as seguintes relações:

Para franjas claras:

d . sen ⁡ θ = m . λ → θ = m . λ d  

Onde d é a distância entre as franjas. Lembre-se que para ângulos pequenos, sin ⁡ θ ≈ tan ⁡ θ ≈ θ

A distância entre um máximo e o centro y m , é dada por:

tan ⁡ θ ≈ θ = y m D

Onde D é a distância entre as fendas e o anteparo.

Igualando os dois valores de θ , temos:

y m D = m . λ d  

y m = D . m . λ d

Lembrando que o comprimento de onda depende do meio, pela relação:

λ n = λ n

Onde λ é o comprimento da luz no vácuo e λ n é o comprimento de onda da luz em um meio cujo índice de refração é n .

Ou seja, y m na água é dado por:

y m á g u a = D . m . λ n á g u a d

Enquanto que no ar, é:

y m a r = D . m . λ n a r d

Como temos que n á g u a > n a r , temos:

y m a r > y m á g u a

Desse modo, temos que as franjas ficarão mais distantes se o experimento for feito no ar!

Resposta

a ) ( F )

b ) ( V )

c ) ( F )

d ) ( F )

Exercícios de Livros Relacionados

Exercício de Livro
Um filme de óleo com índice de refração de 1,45 flutua na água. Quando iluminado por luz branca em incidência normal, luz com comprimento de onda de 700n m e 500n m predomina na reflexão. Determine a
Um filme de óleo com índice de refração de 1,45 repousa sobre uma superfície de vidro opticamente plana que tem índice de refração de 1,60 . Quando iluminado com luz branca em incidência normal, luz c
Qual é a espessura mínima de uma película de sabão (excluindo o caso da espessura nula) para que se forme uma franja escura quando iluminada por luz de comprimento de onda igual a 480n m ? O índice de
Reflexão em filmes finos. Na Fig. 35-41, a luz incide perpendicularmente em um filme fino de um material 2 que está entre as placas (espessas) dos materiais 1 e 3. (Os raios foram desenhados com uma p