Exercícios Resolvidos de Interferência em Filmes Finos

Ver Teoria

Enunciado

A figura abaixo mostra um bloco de plástico transparente com índice de refração n p > 1 e espessura que varia continuamente entre y 1 (extremidade esquerda) e valor y 2 (extremidade direita). Um feixe de luz monocromática de comprimento de onda λ incide normalmente sobre toda a extensão do bloco e é refletida na direção do observador O. Ele observa o bloco numa visão superior e enxerga um perfil sequencial de interferência luminosa composta por 6 franjas escuras e 5 franjas claras ao longo da extensão do filme, onde as franjas nas extremidades são escuras. Considere a incidência normal dos raios de luz.

(a) Obtenha as condições para interferência construtiva e destrutiva da luz observada para uma dada espessura y tal que y 1 < y < y 2 .

(b) Calcule a diferença y 2 - y 1 em termos de λ e n p .

Passo 1

(a) Vamos começar lembrando que, quando temos filmes finos, o fato de haver interferência construtiva ou destrutiva depende da diferença de fase total.

Ela é dada pela soma de uma diferença de fase devido à diferença de caminho ótico e outra diferença de fase devido à reflexão:

ϕ t o t a l = ϕ c a m i n h o + ϕ r e f l e x ã o  

A diferença de fase devido à diferença de caminho, numa espessura y do filme, é dada por:

ϕ c a m i n h o = 2 π 2 y λ p

onde:

λ p = λ n p

A diferença de fase devido à reflexão vale π , quando a luz passa do ar para o plástico, e 0 quando a luz passa do plástico para o ar, pois n p > 1 ≅ n a r .

O raio 1 vai se defasar em π radianos, pois ele vem da reflexão da luz do ar para o plástico.

O raio 2 teve antes uma reflexão do plástico para o ar, então a diferença de fase é 0, e depois teve uma difração, que não tem diferença de fase associada.

Logo a diferença de fase devido à reflexão é só π mesmo:

ϕ r e f l e x ã o = π

Logo:

ϕ t o t a l = 4 π y n p λ + π

Passo 2

Para haver diferença construtiva, a diferença de caminho total tem que ser um múltiplo inteiro de π :

ϕ t o t a l = 2 m π

com m = 0,1 , 2,3 …

Substituindo:

4 π y n p λ + π = 2 m π

Dividindo os dois lados por π 2 :

2 y n p λ + 1 2 = m

2 n p y = λ m - 1 2

com m = 0,1 , 2,3 …

Já para a interferência destrutiva:

ϕ t o t a l = 2 m + 1 2 π

com m = 1,2 , 3 …

Substituindo:

4 π y n p λ + π = 2 m + 1 2 π

Dividindo os dois lados por π 2 :

2 y n p λ + 1 2 = m + 1 2

2 y n p = m λ

com m = 1,2 , 3 …

Passo 3

(b) O enunciado disse que as extremidades do filme eram franjas escuras, ou seja, eram pontos de interferência destrutiva.

Como também foi dito que há 6 franjas escuras, a extremidade y 1 equivale a m = 1 na e a extremidade y 2 equivale a m = 6 .

Substituindo essas condições na fórmula de interferência destrutiva que achamos no item (a):

2 y 1 n p = 1 λ

2 y 2 n p = 6 λ

Subtraindo a equação de cima da de baixo:

2 y 2 n p - 2 y 1 n p = 6 λ - 1 λ

2 n p y 2 - y 1 = 5 λ

y 2 - y 1 = 5 λ 2 n p

Resposta

(a) Interferência construtiva:   2 n p y = λ m - 1 2 , m = 0,1 , 2,3 …

Interferência destrutiva: 2 y n p = m λ ,   m = 1,2 , 3 …

(b) y 2 - y 1 = 5 λ 2 n p

Exercícios de Livros Relacionados

Exercício de Livro
Um filme de óleo com índice de refração de 1,45 flutua na água. Quando iluminado por luz branca em incidência normal, luz com comprimento de onda de 700n m e 500n m predomina na reflexão. Determine a
Um filme de óleo com índice de refração de 1,45 repousa sobre uma superfície de vidro opticamente plana que tem índice de refração de 1,60 . Quando iluminado com luz branca em incidência normal, luz c
Qual é a espessura mínima de uma película de sabão (excluindo o caso da espessura nula) para que se forme uma franja escura quando iluminada por luz de comprimento de onda igual a 480n m ? O índice de
Reflexão em filmes finos. Na Fig. 35-41, a luz incide perpendicularmente em um filme fino de um material 2 que está entre as placas (espessas) dos materiais 1 e 3. (Os raios foram desenhados com uma p