Exercícios Resolvidos de Interferência em Filmes Finos

Ver Teoria

Enunciado

I I I – Observa-se o fenômeno da interferência em uma lâmina delgada de espessura L ao ser iluminada com luz branca em incidência quase perpendicular à superfície.

A lâmina está flutuando na água com sua face superior no ar e face inferior dentro d’água. Os índices de refração são respectivamente n a r = 1 , n l â m i n a = 1,2 5 e n á g u a = 1,33 .

Determine a menor espessura da lâmina ( L ) para que a luz de comprimento de onda 5 00   n m (referido ao vácuo) tenha uma reflexão intensa (máximo).

Passo 1

O raio que reflete no topo da lâmina sofre uma mudança de fase de meio comprimento de onda, pois n a r < n l â m i n a .

Porém, o raio que reflete na face inferior da lâmina também sofre essa mudança de fase já que n l â m i n a < n á g u a .

Como ambos os raios sofrem essa mudança de fase, com n a r < n l â m i n a < n á g u a , então a condição para que haja interferência construtiva entre os dois (intensidade máxima) é devida apenas a diferença de caminho percorrido. Como a incidência é praticamente perpendicular, então:

m λ = 2 L ∙ n l â m i n a

m = 1 ,   2 ,   3 ,   …

Passo 2

A menor espessura da lâmina corresponde ao máximo de menor ordem, m = 1 .

Além disso, temos λ = 5 00   n m e n l â m i n a = 1,2 5 , o que nos dá:

5 00 = 2 L ∙ 1,2 5

L = 5 00 2,5 = 20 0   n m

Resposta

L = 20 0   n m

Exercícios de Livros Relacionados

Exercício de Livro
Um filme de óleo com índice de refração de 1,45 flutua na água. Quando iluminado por luz branca em incidência normal, luz com comprimento de onda de 700n m e 500n m predomina na reflexão. Determine a
Um filme de óleo com índice de refração de 1,45 repousa sobre uma superfície de vidro opticamente plana que tem índice de refração de 1,60 . Quando iluminado com luz branca em incidência normal, luz c
Qual é a espessura mínima de uma película de sabão (excluindo o caso da espessura nula) para que se forme uma franja escura quando iluminada por luz de comprimento de onda igual a 480n m ? O índice de
Reflexão em filmes finos. Na Fig. 35-41, a luz incide perpendicularmente em um filme fino de um material 2 que está entre as placas (espessas) dos materiais 1 e 3. (Os raios foram desenhados com uma p