Exercícios Resolvidos de Interferência em Filmes Finos

Ver Teoria

Enunciado

Um raio de luz monocromática incide perpendicularmente em um filme fino de água de espessura t , sobre um bloco de vidro de espessura d , como mostrado na figura abaixo.

Dois observadores, A e B , determinam o critério para que a diferença de fase total leve a uma interferência construtiva, sabendo que n a r < n á g u a < n v i d r o . De acordo com os observadores A e B , respectivamente, a interferência será construtiva quando:

  1. 2 t = ( m + 1 / 2 ) λ á g u a e 2 d = n + 1 / 2 λ v i d r o
  2. 2 t = m λ á g u a e 2 t = n + 1 / 2 λ á g u a
  3. 2 t = ( m + 1 / 2 ) λ á g u a e 2 t = n λ á g u a
  4. 2 t = m λ á g u a e 2 d = n λ v i d r o
  5. 2 t = ( m + 1 / 2 ) λ v i d r o e 2 t = n + 1 / 2 λ á g u a
  6. 2 t = ( m + 1 / 2 ) λ v i d r o e 2 t = n + 1 / 2 λ v i d r o

Passo 1

Vamos fazer uma rápida observação, que em uma questão múltipla escolha te permite reduzir muito o tempo que você vai gastar.

Se na reflexão tivermos uma interferência destrutiva, então na transmissão pelo filme fino teremos uma interferência construtiva, e vice versa.

Logo, os critérios dos observadores A (que vê a reflexão) e B (que vê a transmissão) para interferência construtiva têm de ser diferentes. Só essa observação já elimina quase todas as opções, te deixando com apenas duas escolhas.

Passo 2

Para vermos qual o critério para interferência construtiva para o observador A , temos que avaliar a diferença de fase por reflexão.

  • O raio que reflete na interface ar-água vai sofrer diferença de fase de π radianos, pois n a r < n á g u a .
  • O raio que reflete na interface água-vidro também vai sofrer diferença de fase de π radianos, porque n á g u a < n v i d r o .

Logo, Δ ϕ r e f l e x ã o = π - π = 0 .

Assim, o critério para interferência construtiva vai depender apenas da mudança de fase por causa do caminho percorrido. Assim, em múltiplos do comprimento de onda:

Δ ϕ m = 2 t λ á g u a = m

2 t = m λ á g u a

O que significa, pela nossa discussão anterior, que para o observador B , interferência construtiva só vai acontecer quando:

2 t = n + 1 / 2 λ á g u a

Ou seja, letra b).

Se você não está muito convencido, dá uma checada no passo seguinte, onde vamos desenvolver essa condição pra transmissão.

Passo 3

Pra começar, vamos olhar BEEEEM de perto o filme de água.

Vamos olhar a diferença de fase por caminho:

O raio 2 percorre um caminho 3 t + d , enquanto o raio 1 percorre um caminho t + d . Logo, teremos:

Δ ϕ c a m i n h o = Δ r λ á g u a ⋅ 2 π = 3 t + d - t - d λ á g u a ⋅ 2 π = 2 t λ á g u a ⋅ 2 π

Agora olhemos a diferença de fase por reflexão:

O raio 1 não é refletido, então não sofre diferença de fase por reflexão. Já o raio 2 reflete na interface água-vidro, sofrendo uma mudança de reflexão π , e depois ela reflete na interface água-ar, incidindo da água no ar e, como n á g u a > n a r , ela não sofre mudança de fase. Logo:

Δ ϕ r e f l e x ã o = π - 0 = π

A diferença de fase total é a soma dos dois. Pra termos interferência construtiva, Δ ϕ = m ' ⋅ 2 π .

m ' ⋅ 2 π = Δ ϕ = π + 2 t λ á g u a ⋅ 2 π

m ' - 1 / 2 ⋅ λ á g u a = 2 t

Se usarmos n + 1 = m ' , temos:

2 t = n + 1 / 2 λ á g u a

Podemos fazer isso pois o importate é, como m ' e n são números inteiros quaisquer, m ' - 1 2 é um numero semi inteiro, da mesma forma que n + 1 / 2 .

Resposta

Letra b)

2 t = m λ á g u a e 2 t = n + 1 / 2 λ á g u a

Exercícios de Livros Relacionados

Exercício de Livro
Um filme de óleo com índice de refração de 1,45 flutua na água. Quando iluminado por luz branca em incidência normal, luz com comprimento de onda de 700n m e 500n m predomina na reflexão. Determine a
Um filme de óleo com índice de refração de 1,45 repousa sobre uma superfície de vidro opticamente plana que tem índice de refração de 1,60 . Quando iluminado com luz branca em incidência normal, luz c
Qual é a espessura mínima de uma película de sabão (excluindo o caso da espessura nula) para que se forme uma franja escura quando iluminada por luz de comprimento de onda igual a 480n m ? O índice de
Reflexão em filmes finos. Na Fig. 35-41, a luz incide perpendicularmente em um filme fino de um material 2 que está entre as placas (espessas) dos materiais 1 e 3. (Os raios foram desenhados com uma p