Exercícios Resolvidos de Interferência em Filmes Finos

Ver Teoria

Enunciado

Um raio de luz monocromático com comprimento de onda λ , no ar, incide quase-perpendicularmente em um filme fino de água de espessura t = 2   μ m , sobre um bloco de vidro de espessura d = 6,0   μ m , como mostra a figura fora de escala abaixo. Sabendo que os índices de refração de cada meio valem, respectivamente, n a r = 1 , n a g u a = 4 / 3 e n v i d r o = 7 / 5 , determine um valor de λ para que a interferência em A seja construtiva.

  1. 2,0   μ m   .
  2. 2,8   μ m   .
  3. 4,0   μ m   .
  4. 5,3   μ m   .
  5. 5,6   μ m   .

Passo 1

Primeiro, vamos revisar, bem rápido, a ideia física que está por detrás do problema. A luz vem e incide sobre a interface ar-água e parte dessa onda é refletida e outra parte é refratada para o meio onde tem água e que tem espessura t .

Essa onda refratada atinge agora a interface água-vidro, que tem espessura d , e parte dela também é refletida. Quando esta onda refletida se junta àquela refletida na interface ar-água (espessura t ) e se combinam, pode haver interferência construtiva ou destrutiva, dependendo da diferença de caminho entre as ondas refletidas.

Como em ambas as interfaces a luz está vindo de um meio cujo índice de refração é menor do que o índice de refração do meio seguinte, então as ondas refletidas em cada uma das interfaces estarão defasadas de 180 ° .

Por isso, para que haja interferência construtiva, devemos ter o seguinte

2 t = m λ á g u a   ,

ou seja, a diferença de caminho 2 t deve ser um múltiplo inteiro do comprimento de onda λ á g u a da luz dentro da água.

Passo 2

O nosso objetivo é encontrar um valor do comprimento de onda λ a r para que haja a interferência construtiva em A . Quando a luz entra na água, seu comprimento de onda mudará e é esse novo comprimento de onda que teremos que considerar.

O comprimento de onda λ á g u a é dado por

λ á g u a = λ a r n á g u a   ⇒   λ a r = n á g u a λ á g u a   .

Jogando na expressão do Passo 1, junto com os valores que o problema fornece, teremos

m λ á g u a = m λ a r n á g u a = 2 t     →     λ a r = 4 3 m 2 × 2 × 10 - 6 = 16 × 10 - 6 3 m   .      

Agora, como m é um número inteiro, vamos ter vários comprimentos de onda para os quais teremos interferência construtiva no ponto A .

Para m = 1 ,

λ a r = 5,3 × 10 - 6   m   .

Para os outros valores do inteiro m , teremos valores de comprimentos de onda que não estão em nenhuma das alternativas que o problema mostra.

Resposta

Letra d).

Exercícios de Livros Relacionados

Exercício de Livro
Um filme de óleo com índice de refração de 1,45 flutua na água. Quando iluminado por luz branca em incidência normal, luz com comprimento de onda de 700n m e 500n m predomina na reflexão. Determine a
Um filme de óleo com índice de refração de 1,45 repousa sobre uma superfície de vidro opticamente plana que tem índice de refração de 1,60 . Quando iluminado com luz branca em incidência normal, luz c
Qual é a espessura mínima de uma película de sabão (excluindo o caso da espessura nula) para que se forme uma franja escura quando iluminada por luz de comprimento de onda igual a 480n m ? O índice de
Reflexão em filmes finos. Na Fig. 35-41, a luz incide perpendicularmente em um filme fino de um material 2 que está entre as placas (espessas) dos materiais 1 e 3. (Os raios foram desenhados com uma p