Uma bolinha de chumbo é lançada verticalmente para cima com 20 m / s de velocidade do alto de uma torre de 25   m de altura, conforme indica a figura. Considerando g = 10   m   / s 2 e desprezando as forças de resistência do ar, podemos afirmar que no instante 1 s, a altura da bolinha é, em relação ao solo, igual a:

a) 60m

b) 40m

c) 80m

d) 30m

e) 20m

Passo 1

Tem alguém jogando pra cima uma bolinha do alto de um prédio, então é mais ou menos isso aqui o que está acontecendo:

Como ele quer a altura em relação ao solo, coloquei a origem ali embaixo.

Como a aceleração em tá no sentido negativo do eixo y, temos que:

a y = - g = - 10   m / s 2

Maravillha!

Como tem a aceleração da gravidade, temos um MUV. Ea posição varia no tempo de acordo com:

y = y 0 + v 0 y + a y t 2 2

Agora é só brincar de substituir!!

y 0 é a altura da torre, porque é de lá que ele lança a bolinha, v 0 y = 20   m / s e queremos saber a altura máxima, y , quando o tempo é t = 1 s .

Então:

y = 25 + 20 ( 1 ) + ( - 10 ) ( 1 ) 2

Resolvendo isso:

y = 40   m

Uhuul!!

Vamos pra próxima!

Resposta

Alternativa B.

Exercícios de Livros Relacionados

Um certo malabarista normalmente arremessa bolas verticalmente até uma altura H . A que altura as bolas devem ser arremessadas para passarem o dobro do tempo no ar?
Uma bola de aço é deixada cair do telhado de um edifício e leva 0,125s para passar por uma janela, uma distância correspondente a 1,20m . A bola quica em uma calçada e torna a passar pela janela, de b
Para testar a qualidade de uma bola de tênis, você a deixa cair no chão de uma altura de 4,00m . Depois de quicar, a bola atinge uma altura de 2,00m . Se a bola permanece em contato com o piso por 12,
Deixa-se cair uma pedra de um penhasco com 100m de altura. Quanto tempo a pedra leva para cair (a) os primeiros 50m e (b) os 50m seguintes?
Deixa-se cair dois diamantes da mesma altura, com 1,0s de intervalo. Quanto tempo após o primeiro diamante começar a cair a distância entre os diamantes é 10m ?