(Cap 2 – Ex 69) Uma bola é lançada verticalmente para cima do nível do chão, com uma rapidez inicial de 20 m/s. (A resistência do ar é desprezível.) (a) Quanto tempo a bola fica no ar? (b) Qual a altura máxima atingida pela bola? (c) Quantos segundos, após o lançamento, a bola estará 15 m acima do ponto de largada?

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.

  1. Temos uma bola lançada para cima, com rapidez inicial de v 0 = 20   m / s .
  2. Ele quer saber quanto tempo a bola fica no ar. Ou seja, quanto tempo leva para ela sair do chão, subir, e depois descer e voltar para o chão.

    Temos um objeto caindo, então ele está sobre efeito de uma aceleração constante, a gravidade. Então podemos usar a expressão que relaciona a variação de posição ∆ y de um objeto, que está com aceleração constante a , com o tempo decorrido t :

    ∆ y = v 0 t + 1 2 a t 2  

    Como o objeto vai subir e descer, as posições iniciais e finais são iguais, logo a variação de posição é nula ∆ y = 0 . Vamos considerar que y é positivo para cima, assim a nossa aceleração é a = - g , já que a aceleração da gravidade aponta para baixo.

    Substituindo esses valores, temos:

    0 = v 0 t - 1 2 g t 2  

    Mas a gente quer o tempo percorrido, então isolamos t

    t = 2 v 0 g

    Como ele diz que v 0 = 20   m / s e podemos considerar que a aceleração da gravidade é g = 9,81   m / s 2 , ficamos com

    t = 2 ⋅ 20 9,81

    t = 4,08   s

    Passo 2

  3. Para encontrar a altura máxima podemos usar a equação de Torricelli, que é essa equação que relaciona a variação de posição com a velocidade final v e inicial v o :
  4. v 2 = v 0 2 + 2 a ∆ y

    Ele quer a altura máxima, então nossa variação de posição precisa ser a altura máxima

    Δ t = H m á x

    Vimos que a = - g e temos v 0 . Agora pensa comigo. Quando você joga a bola para cima, o que acontece quando ela chega na altura máxima? Ela para de subir, né? Então, a gente pode considerar que na altura máxima, rapidez é nula v = 0 . Nossa expressão fica

    0 = v 0 2 - 2 g H m á x

    Isolando quem a gente quer e substituindo nossos dados

    H m á x = v 0 2 2 g

    H m á x = 20 2 2 ⋅ 9,81

    H m á x = 20 . 4   m

    Passo 3

  5. Para descobrir o tempo para atingir 15 metros, podemos usar a mesma equação do Passo 1:

∆ y = v 0 t + 1 2 a t 2  

Ele quer o valor de t , para que o deslocamento em relação ao solo seja de Δ y = 15   m . Subsituindo isso e nossos outros dados a = - g = - 9,81   m / s 2 e v 0 = 20   m / s

15 = 20 t - 1 2 9,81 ⋅ t 2  

Resolvendo esta equação podemos encontrar os valores:

t = 0,9 8   s e t = 3 , 09   s

Nos dois momentos, o objeto estará a 15 metros de altura, porém o primeiro indica a ida e o segundo a volta.

Resposta

a ) t = 4,08   s

b ) H m á x = 20 . 4   m

c ) t = 0,9 8   s e t = 3,09   s

Exercícios de Livros Relacionados

Um certo malabarista normalmente arremessa bolas verticalmente até uma altura H . A que altura as bolas devem ser arremessadas para passarem o dobro do tempo no ar?
Uma bola de aço é deixada cair do telhado de um edifício e leva 0,125s para passar por uma janela, uma distância correspondente a 1,20m . A bola quica em uma calçada e torna a passar pela janela, de b
Para testar a qualidade de uma bola de tênis, você a deixa cair no chão de uma altura de 4,00m . Depois de quicar, a bola atinge uma altura de 2,00m . Se a bola permanece em contato com o piso por 12,
Deixa-se cair uma pedra de um penhasco com 100m de altura. Quanto tempo a pedra leva para cair (a) os primeiros 50m e (b) os 50m seguintes?
Deixa-se cair dois diamantes da mesma altura, com 1,0s de intervalo. Quanto tempo após o primeiro diamante começar a cair a distância entre os diamantes é 10m ?