Um objeto é lançado a partir do solo, verticalmente para cima, com velocidade de módulo v 0 , e a partir daí segue o movimento de projétil até atingir o solo de volta. Escolhendo o eixo O Y como vertical, com sentido positivo para cima, o gráfico que representa a componente Y da velocidade do projétil v y em função do tempo até ele atingir o solo é:

Passo 1

Para entender essa questão, vamos dar uma olhada na equação da velocidade:

v y =   v 0 - g . t

Se olharmos com atenção, veremos que v y = v y t e que, graficamente, temos a equação de uma reta com inclinação negativa! A resposta então só poderá ser um gráfico que satisfaça a equação da velocidade!

Resposta

L e t r a   F

Exercícios de Livros Relacionados

Um certo malabarista normalmente arremessa bolas verticalmente até uma altura H . A que altura as bolas devem ser arremessadas para passarem o dobro do tempo no ar?
Uma bola de aço é deixada cair do telhado de um edifício e leva 0,125s para passar por uma janela, uma distância correspondente a 1,20m . A bola quica em uma calçada e torna a passar pela janela, de b
Para testar a qualidade de uma bola de tênis, você a deixa cair no chão de uma altura de 4,00m . Depois de quicar, a bola atinge uma altura de 2,00m . Se a bola permanece em contato com o piso por 12,
Deixa-se cair uma pedra de um penhasco com 100m de altura. Quanto tempo a pedra leva para cair (a) os primeiros 50m e (b) os 50m seguintes?
Deixa-se cair dois diamantes da mesma altura, com 1,0s de intervalo. Quanto tempo após o primeiro diamante começar a cair a distância entre os diamantes é 10m ?