Durante um experimento de física experimental I duas esferas A e B de massas   M A > M B , foram abandonadas de uma mesma altura H . Podemos então afirmar que a relação entre os tempos de queda das duas esferas é igual a:

(a) T B = 2 T A

(b) T A = T B / 2

(c) T B = T A / 2

(d) T A = T B

(e) T A = 2 T B

Passo 1

Fala aí!!!

Se as bolinhas foram abandonadas de uma altura H , então estamos falando de um movimento de queda livre. Ou seja, a velocidade inicial delas é zero.

Com isso temos:

y 0 = H

E

v 0 y = 0

Para as duas bolinhas.

Vamos desenhar o que temos:

Já coloquei a aceleração da gravidade ali. Notem que, como ela aponta pra baixo, vamos ter:

a y = - g

Assim, ambas as bolinhas descrevem um MUV.

E a posição varia no tempo de acordo com:

y = y 0 + v 0 y t + a t 2 2

A posição final é y = 0 , pois elas vão chegar no chão.

Então, para a bolinha A:

0 = H + ( - g ) t 2 2

Então:

t A = 2 H g

Para a bolinha B, vai ser a mesma coisa, já que elas têm todas as características, que importam, iguais. A equação que dá a posição em função do tempo independe da massa.

t B = 2 H g

O tempo de descida é igual para ambas, desconsiderano o atrito com o ar. Não importa a massa.

Resposta

Alternativa (d)

Exercícios de Livros Relacionados

Um certo malabarista normalmente arremessa bolas verticalmente até uma altura H . A que altura as bolas devem ser arremessadas para passarem o dobro do tempo no ar?
Uma bola de aço é deixada cair do telhado de um edifício e leva 0,125s para passar por uma janela, uma distância correspondente a 1,20m . A bola quica em uma calçada e torna a passar pela janela, de b
Para testar a qualidade de uma bola de tênis, você a deixa cair no chão de uma altura de 4,00m . Depois de quicar, a bola atinge uma altura de 2,00m . Se a bola permanece em contato com o piso por 12,
Deixa-se cair uma pedra de um penhasco com 100m de altura. Quanto tempo a pedra leva para cair (a) os primeiros 50m e (b) os 50m seguintes?
Deixa-se cair dois diamantes da mesma altura, com 1,0s de intervalo. Quanto tempo após o primeiro diamante começar a cair a distância entre os diamantes é 10m ?