3 . A figura mostra uma criança lançando uma balinha verticalmente para cima com velocidade inicial v → = v 0 y ^ . Sejam v → f e a → f a velocidade e a aceleração da balinha na parte mais alta da sua trajetória e seja a → 0 a aceleração da balinha logo que ela é lançada podemos afirmar que:

Escolha uma:

a . v → f = 0 e a → 0 = a → f = - g y ^

b . v → f = 0 e a → 0 = - g y ^ e a → f = 0

c . v → f = 0 e a → 0 = g y ^ e a → f = 0

d . Não é possível saber v → f e a → f com os dados fornecidos

e . v → f = v → 0 e a → 0 = g y ^ e a → f = 0

f . v → f = - v → 0 e a → 0 = - g y ^ e a → f = 0

g . v → f = v → 0 e a → 0 = a → f = - g y ^

h . Nenhuma das outras alternativas está correta.

Passo 1

Vem comigo que a gente resolve essa juntos!

Temos em mãos um lançamento vertical, para saber a opção correta temos que usar as características de um lançamento na vertical para cima.

Passo 2

Nesse tipo de lançamento, o objeto que é a lançado só tem um aceleração que é a da gravidade em todo o seu percurso.

Então a aceleração inicial é igual a final que é igual a g que é a aceleração da gravidade que aponta para baixo.

Passo 3

Em lançamento na vertical quando um objeto atinge o ponto mais alto da trajetória a sua velocidade zera momentaneamente, então v f = 0

Então temos que:

a 0 = a f = - g y ^

v f = 0

Então a alternativa correta é a letra a .

Resposta

a . v → f = 0 e a → 0 = a → f = - g y ^

Exercícios de Livros Relacionados

Um certo malabarista normalmente arremessa bolas verticalmente até uma altura H . A que altura as bolas devem ser arremessadas para passarem o dobro do tempo no ar?
Uma bola de aço é deixada cair do telhado de um edifício e leva 0,125s para passar por uma janela, uma distância correspondente a 1,20m . A bola quica em uma calçada e torna a passar pela janela, de b
Para testar a qualidade de uma bola de tênis, você a deixa cair no chão de uma altura de 4,00m . Depois de quicar, a bola atinge uma altura de 2,00m . Se a bola permanece em contato com o piso por 12,
Deixa-se cair uma pedra de um penhasco com 100m de altura. Quanto tempo a pedra leva para cair (a) os primeiros 50m e (b) os 50m seguintes?
Deixa-se cair dois diamantes da mesma altura, com 1,0s de intervalo. Quanto tempo após o primeiro diamante começar a cair a distância entre os diamantes é 10m ?