4 . Considere um gás ideal poliatômico em uma certa quantidade de tal forma que n R = 2,00   J / K , onde n é o número de mol. Inicialmente o gás se encontra a uma pressão p A e um volume V A e logo em seguida é realizado um processo adiabático (no gráfico representado pela curva contínua em azul) até o ponto B com pressão p B e volume V B . Depois é realizado um segundo processo a volume constante (no gráfico representado pela seta contínua em vermelho) até o ponto C que possuí uma pressão p C . A troca de calor no processo a volume constante é Q B C = - 300   J (o sinal indica perda de calor).

Qual a temperatura do ponto C , T C ?

Dados:

ρ A = 150   P a

ρ B = 80,0   P a

V A = 1 , 2 0   m 3

a . T C = 9 0 , 5   K

b . T C = 77,0   K

c . T C = 33,5   K

d . T C = 45 , 9   K

e . T C = 50,0   K

f . T C = 62,3   K

g . Nenhuma das alternativas

h . T C = 26,9   K

Passo 1

Vem comigo que juntos resolvemos essa questão!

Vamos analisar o processo a volume constante, nesse tipo de processo o trabalho realizado é zero, então a primeira lei da termodinâmica, fica de seguinte maneira:

Δ U = Q

O calor perdido nesse processo foi dado pelo enunciado e a variação de energia interna de um gás ideal poliatômico é dada por:

Δ U = 3 n R Δ T

Onde Δ T = T C - T B .

Então temos que saber a temperatura T B para podermos achar T C . Para fazer isso vamos podemos usar a equação dos gases ideais para o ponto B , temos:

P B V B = n R T B

⇒ T B = P B V B n T

Mas ainda temos um problema, não sabemos o valor de V B , mas calma, o processo de A para B é um processo adiabático e nesse tipo de processo temos o seguinte:

P V γ = c o n s t .

Então temos que:

P A V A γ = P B V B γ

Então podemos calcular o valor de V B dessa equação já que o enunciado dá todos os outros parâmetros e que γ = 4 / 3 para um gás poliatômico.

Mãos à obra então!

Passo 2

Vamos primeiro achar o volume V B , temos:

P A V A γ = P B V B γ

⇒ V B γ = P A P B V A γ

⇒ V B = P A P B 1 γ V A

Substituindo os valores que temos, ficamos com:

V B = 150 80 1 4 / 3 1,2

= 15 0 8 0 3 / 4 1,2

Com isso temos que:

V B = 1 , 9 2   m 3

Passo 3

Agora que temos o valor de V B podemos encontrar T B , temos:

T B = P B V B n T

Usando que n R = 2,00   J / K , segundo o enunciado, temos:

T B = ( 8 0 ) ( 1,92 ) 2

⇒ T B = 7 6 , 8   K

Passo 4

Agora podemos encontrar T C , temos:

Δ U = Q

⇒ 3 n R T C - T B = - 300

⇒ T C - T B = - 100 n R

⇒ T C = - 100 n R + T B

Usando os valores que conhecemos, ficamos com:

T C = - 100 2 + 7 6 , 8

⇒ T C = 26,8   K

Com isso vemos que a alternativa mais próxima é a letra ( h ) .

Resposta

h .   T C = 26,9   K

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Uma amostra de um gás ideal sofre uma expansão de uma pressão e volume iniciais de 32a t m e 1,0L para um volume final de 4,0L . A temperatura inicial é 300K . Se o gás é monoatômico e a expansão é is
O calor Q flui para dentro do gás monoatômico ideal, e o volume aumenta enquanto a pressão é mantida constante. Que fração da energia calorífica é usada para realizar trabalho de expansão do gás?
Considere a seguinte série de processos quase-estáticos pelos quais um sistema passa sequencialmente: (1) uma expansão adiabática, (2) uma expansão isotérmica, (3) uma compressão adiabática e (4) uma
Um gás ideal sofre um processo durante o qual P V = c o n s t a n t e e o volume do gás diminui. A temperatura aumenta, diminui ou permanece a mesma durante este processo? Explique.